O que é massa Anexial?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

O termo massa anexial (MA) refere-se a alguma estrutura conectada ao útero, ou seja, os ovários, as tubas uterinas, os ligamentos redondos e os resquícios embrionários dos ductos de Wolf.

Uma lesão anexial indeterminada em ecografia é definida como uma lesão complexa que mesmo após avaliação com Doppler não pode ser determinada com confiança como sendo benigna ou maligna; ou cujo local de origem, ovário, útero ou outras estruturas pélvicas, permanece indeterminado na avaliação ecográfica13,14.

Tratamento da torção anexial
Caso haja um cisto ou massa ovariana e o ovário pode ser salvo, cistectomia deve ser feita. Do contrário, é necessária ooforectomia.

A ultrassonografia transvaginal é a propedêutica mais eficaz para a avaliação de uma massa anexial. Em caso de malignidade, o câncer de ovário é neoplasia de pior prognóstico e deve ser tratado rapidamente e em centro de referência em oncologia.

Embora cistos anexiais de 5 cm ou menos em mulheres na pós-menopausa não sejam considerados malignos, um cisto de 3-5 cm pode precisar ser correlacionado com achados de CA-125 e Doppler.

– Cisto no Ovário engorda? O que acontece é que o cisto no ovário pode provocar aumento do volume abdominal, quando muito grande, o que dá a sensação de ganho de peso. As alterações hormonais causadas pelo cisto também podem facilitar o ganho de peso.

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção. A torção ou ruptura do cisto provoca uma dor muito intensa e repentina na barriga que pode levar a uma cirurgia de urgência!

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Cistos ovarianos ou outras massas ovarianas são um problema ginecológico comum. Cistos funcionais, que se desenvolvem como parte do ciclo menstrual, são comuns e, em geral, desaparecem sem tratamento.

Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125.

As pacientes acometidas por estes tipos de cistos no ovário não funcionais podem permanecer sem sintomas (assintomáticas) ou apresentar dor abdominal, além de aumento do volume abdominal, irregularidade menstrual e alterações urinárias ou digestivas.

Os nódulos e os cistos de ovário, podem ou não precisar de procedimento cirúrgico. Antes de ser tomada a decisão se é ou não preciso fazer a cirurgia, é necessário o médico avaliar algumas características, como o tamanho: geralmente, os maiores que 5 cm precisam ser operados.

A região anexial corresponde a todas as estruturas “anexas” ao útero, como: tubas uterinas, ovários, ligamentos e o complexo vascular adjacente. Na maioria dos casos, esses tumores se originam no ovário e são benignos (como acontece com o cisto no ovário).

Ainda, para avaliar se um cisto pode se transformar em um câncer no ovário, o médico deve solicitar o exame de sangue CA 125. Caso o valor seja elevado, pode indicar um tumor maligno. Apenas nos casos de endometrioma ovariano, esse resultado pode não representar um câncer.

Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual.

O procedimento leva de 60 a 90 minutos. Hoje, a cirurgia comumente adotada para os casos dos cistos volumosos no Brasil envolve uma incisão de cerca de 15 centímetros no abdômen da paciente.

São considerados cistos gigantes aqueles que possuem tamanho superior a 15cm e que são passíveis de complicações como rotura e torção.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.