O que é máscaras emocionais?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Máscaras emocionais são uma espécie de disfarce criado como uma forma de proteção. Trata-se de uma distorção da personalidade para ser mais aceito, para não demonstrar a dor que está sentindo ou, simplesmente, para conseguir se adaptar e sobreviver ao ambiente no qual se está inserido.

As máscaras têm importantes significados religiosos e espirituais. Elas são utilizadas em rituais (geralmente por homens) e servem para estabelecer a conexão com os ancestrais e outros seres divinos. Nesses rituais, a pessoa que utiliza a máscara entra em transe e estabelece contato com esses espíritos.

Diferente do filme, nos quadrinhos quando Stanley Ipkiss coloca a máscara ele não se torna um brincalhão festeiro e engraçado, mas sim um ser cruel e vingativo de cabeça verde, que é conhecido na cidade apenas pelo apelido de "Big Head", e usa seus poderes para se vingar de seus inimigos.

São máscaras compactas e descartáveis que ajudam no armazenamento e em seu descarte, por serem 100% Biodegradáveis.

A máscara é um espaço de dupla habitação, ocupada tanto pelo ancestral quanto pelo descendente. Ela configura um espaço de “re-vinculação” entre o passado e o presente, o Homem e a Natureza. Consolida-se como um espaço de “re-vinculação” com o passado, através da memória coletiva e individual de uma sociedade.

O uso adequado de máscaras sociais possibilita experimentarmos o mundo de uma forma saudável, sem ficarmos reféns da desajabilidade social e perdermos a nossa identidade entre todos os outros que vão aparecendo na nossa vida.

Na China, as máscaras eram utilizadas para afugentar os maus espíritos, enquanto que no Antigo Egito e na Grécia, as máscaras eram colocadas no rosto do falecido de modo a orientá-lo na passagem para a vida eterna. Eram construídas com tecido, gesso e logo de seguida eram pintadas.

Não há nas Sagradas Escrituras nenhuma recomendação para usar máscara e manter o isolamento social por causa da pandemia de coronavírus. Nem poderia haver, já que se trata de um livro com milênios de existência.

As duas mascaras representam para o teatro o gênero da comédia e do drama. A máscara que está sorrindo faz referencias as comédias e a que está triste à tragédia. A ideia delas remonta desde o período da Grécia Antiga e o surgimento do teatro.

Sua função era a de disfarçar a pessoa que usa, para que ela pudesse entrar em contato com os espíritos, absorver sua força, e usar em benefício da comunidade. Assim, as máscaras podiam ser vistas em todos os tipos de ritual: da cura ao casamento, da iniciação aos funerais.

O remédio do coração do Senhor é o amor que cura, é o perdão que renova, a chance nova que Deus nos dá! Quando Jesus perguntou a Pedro, três vezes, se ele O amava, deu ao discípulo a oportunidade de largar aquele coração ferido que três vezes O negou, para três vezes reafirmar o seu amor.

Jeremias 29:11 é uma das passagens mais citadas das Escrituras e por boas razões. Nos dias em que nos sentimos perdidos, ansiosos e fora de controle, é um lembrete poderoso de que podemos confiar nosso futuro a Deus, não importa o quão desconhecido e incerto possa ser.

Uma Oração para Curar uma Dor Emocional
Eu acalmo meus pensamentos agitados e acalmo minhas emoções e volto o meu coração para me encontrar com o Senhor. Apesar de tudo que enfrento no momento, venho diante de Ti com gratidão; obrigado por lutar por mim. Obrigado por nunca desistir de mim e nunca me abandonar.

No filme, a máscara dá a Stanley a capacidade de alterar a realidade e fazer praticamente o que quiser. Nas HQ's a máscara tem a capacidade de alterar a percepção da realidade. O objeto pode controlar o que as pessoas pensam, mas não necessariamente é capaz de criar uma nova realidade.

1. Jim Carrey. Stanley Ipkiss e “O Máskara” são interpretados magistralmente por Jim Carrey. Stanley é um bancário simpático que só pensa em viver o dia a dia da maneira mais correta possível e que passa por uma mudança drástica de personalidade quando coloca a máscara.

Uma máscara autônoma de demanda com pressão positiva é um equipamento de proteção respiratória que preserva a saúde do trabalhador que realiza atividades em ambientes com deficiência de oxigênio e/ou alta concentração de contaminantes.

As máscaras de privacidade são aplicadas e bloqueadas em uma área da imagem da câmera, de modo que a área coberta não siga os movimentos pan-tilt-zoom, mas cubram constantemente a mesma área da imagem da câmera. Em algumas câmeras PTZ, você pode ativar a máscara de privacidade baseada em posição na própria câmera.

Além disso, a peça, sob diferentes formatos e funções, está presente também no cinema, no teatro, em rituais religiosos e em festas como o carnaval brasileiro e o de Veneza, na Itália.

No Brasil, as tribos primitivas faziam e usavam máscaras representando animais, aves e insectos. Na Ásia, as máscaras eram também usadas para cerimónias religiosas e, mais tarde, para funções sociais tais como casamentos e diversos divertimentos. As máscaras eram usadas na antiga Grécia e Roma para festivais e teatros.

Uma coisa que todas as máscaras tem em comum são o fato delas expressarem diferentes emoções, por exemplo, a primeira parece estar com raiva, a segunda triste, terceira feliz e a quarta parece estar concentrada em alguma coisa.