O que é Markdown de venda?

Perguntado por: acaetano6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Markdown: É um termo muito utilizado pelo varejo norte-americano e aplicado em muitas empresas nacionais. Porém o termo mais conhecido no Brasil ainda é o Markup. Mas qual a diferença entre os dois? Markup é margem sobre o custo, já Markdown é a margem sobre a venda.

Vamos supor que você venda cadeiras e que o custo total para produzir uma cadeira é de R$ 50. Seu lucro pretendido é de 100% sobre a venda dessa cadeira. Logo: Margem sobre o custo = R$ 50 + R$ 50 (100% do valor do custo).

As margens fornecem informações sobre quanta receita é mantida pelo seu negócio depois que você deduz o custo de compra ou produção, enquanto a markup analisa o custo das mercadorias vendidas para determinar quanto acima do custo um produto ou serviço deve ser precificado.

markup = [(Preço de venda – Custo unitário) / Custo unitário] x 100.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

O Markdown é uma linguagem de marcação simples que você pode usar para adicionar facilmente formatação, links e imagens ao texto sem formatação. Essa linguagem pode ser usada nos locais a seguir: Comentários de ticket (da interface do agente) Macros.

Há varias formas de você testar seu markdown, dependendo da sua necessidade:

  1. Usando um editor na web. Existem vários editores web que você pode utilizar para testaar nesse mesmo instante o markdown, sem necessidade de instalações:
  2. Usando um editor de código. ...
  3. Editando dentro do próprio Github.

Existem duas maneiras de formatar código em markdown. Você pode inserir o código em uma linha, envolvendo o texto com acento grave (`), ou pode usar um bloco de código isolado, onde alguns formatadores de texto vão realçar a sintaxe com cores.

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

A margem de lucro permitida por lei depende da área de atuação da empresa. Para a área comercial, é permitida uma margem que varia de 15% a 20%. Já na indústria, é de 8% a 12%. No setor de serviços, a margem permitida é de 20% a 30%.

Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

O lucro é a diferença entre o preço de venda e os gastos, conforme fórmula do markup. É o valor, em unidade monetária, que remunera a empresa. Já a margem de lucro é um percentual adicionado aos gastos, na formação do preço de venda, que integra o valor total do produto e, por esse motivo, nunca é maior que 100%.

No caso do markup, entende-se que o ideal é que seja acima de 50%. Afinal, um markup de 50% significa que seu negócio está cobrando ao menos 50% a mais do que o preço de custo do produto ou serviço.

Agora que você já sabe o que vai na conta, saiba que há dois tipos de markup: Markup Divisor e Markup Multiplicador. Ambos os cálculos chegam ao preço de venda, porém há uma diferença entre eles. O Markup Divisor ou MKD ajuda no cálculo quando o estabelecimento tem vários custos para diferentes produtos.

Como calcular o preço de venda? Para calcular preço de venda de um produto a lógica é bem simples, deve-se somar os custos diretos e indiretos e aplicar a margem de lucro desejada. Lembrando que com a margem de lucro deve ser pensado na percepção de valor para o cliente e a importância da mercadoria para o consumidor.

Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços. É possível calcular sua margem de lucro total ou separada por produto.

O markup tem duas grandes vantagens: é fácil de usar e ajuda a identificar custos que fazem parte da concepção do produto/serviço, mas que às vezes passam despercebidos.

Existem, hoje, três tipos, as quais são diferenciadas pelo que incluem nos custos do serviço ou produto:

  • Margem de Lucro Bruto;
  • Margem de Lucro Operacional;
  • Margem de Lucro Líquido.

O primeiro tipo de produto que pode oferecer uma margem de lucro mais alta são os itens de beleza. Essa é uma forte demanda nacional.

Portanto, se você está pensando em empreender e ter uma boa margem de lucro com os produtos vendidos, invista em roupas, calçados e acessórios (óculos, relógios, cintos, bonés etc.). Você pode ser mais abrangente e investir nessas três categorias ou ser mais direcionado.