O que é marcha Talonante?

Perguntado por: imarques8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Marcha talonante é quando o toque do calcanhar é feito com muita intensidade, produzindo um som típico. Essa marcha é insegura, e os passos são desordenados, o paciente caminha com as pernas afastadas uma da outra, levantando-as em excesso para em seguida projetá-las com energia no solo, tocando-o com o calcanhar.

Existem oito tipos de marchas patológicas básicas que podem ser atribuídos a condições neurológicas: hemiplégica, espástica, neuropática, miopática, parkinsoniana, coreiforme, atáxica (cerebelar) e sensorial.

miopática = marcha de sapo (miopatias) – hiperlordose – fraqueza de adutores – Duchenne – sinal de Gauwer.

Claudicação (do latim claudicare, mancar) é um termo médico usado geralmente para se referir ao comprometimento da capacidade de caminhar (marcha), seja por dor, desconforto, dormência ou cansaço nas pernas que piora progressivamente durante uma caminhada e é aliviado pelo repouso.

Fases da Marcha:
- Fase 1: apoio inicial. - Fase 2: resposta a carga. - Fase 3: médio apoio. - Fase 4: apoio terminal.

Marcha ceifante ou hemiplégica é o padrão espástico de marcha que é caracterizado por uma incapacidade em aumentar a velocidade de locomoção ou adaptar-se às irregularidades nas condições do solo, além das dificuldades em elevar o pé durante a fase de oscilação da marcha.

Marcha digitígrada habitual é comum em crianças pequenas com até 3 anos. O desvio dos pés para dentro pode decorrer de anteversão femoral persistente e caracteriza-se pela criança andando com as patelas e os pés apontando para dentro (comum entre os 3 e 8 anos de idade).

A marcha hemiparética, causada pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), é assimétrica e tem uma velocidade reduzida, resultando numa marcha menos funcional. Os pacientes desejam andar com uma maior velocidade e melhorar o seu padrão de marcha.

3ª marcha. Esta é a mais utilizada no trânsito urbano, quando a velocidade máxima é entre 50km/h, a transferência acontece quando o carro começa a ganhar velocidade.

As três primeiras marchas costumam ser chamadas “marcha de força”, já que conferem ao veículo maior tração nas rodas, em vez de velocidade. Já a quarta e quinta marcha são as denominadas “marchas de velocidade”.

As marchas baixas são denominadas do seguinte modo: ré, primeira, segunda e terceira marcha. Elas são chamadas marchas de carro pesadas, porque exigem menor potência do veículo, deixando-o mais pesado. Além disso, são mais fáceis, por exemplo, para manobrar e entrar em curvas, assim vão exigir mais giros de volante.

MARCHA ANSERINA
O paciente caminha com rotação exagerada da pelve, arremessando ou rolando os quadris de um lado para o outro a cada passo, para deslocar o peso do corpo, assemelhando ao pato quando anda.

É normal mancar quando sentimos dor? Mancar, quando não é um caso genético, é uma defesa do corpo contra a dor, chamada de 'marcha antálgica'. São vários os motivos pelos quais mancamos. Seja uma bolha no pé ou uma distensão muscular, o princípio é o mesmo: a marcha muda para aliviar a tensão e a dor.

Na marcha atáxica, o indivíduo apresenta seu padrão instável, tem a base larga e cambaleante, suas passadas são incertas, ora muito amplas com abdução exagerada da coxa, ora pequenas e sem excesso de abdução; os pés geralmente são separados e com desvio lateral; o tronco desloca-se em blocos com oscilação lateral, com ...

Continuar lendo Qual a marcha ideal?