O que é marca de luxo?

Perguntado por: iquaresma7 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Para aquela autora, uma marca de luxo é definida pela altíssima qualidade de seus produtos e ser mundialmente reconhecida, com produtos caros de um estilo inimitável.

Conheça as TOP 10 Marcas de Luxo Mais Valiosas do Mundo

  • YSL. ...
  • Dior. ...
  • Prada. ...
  • Cartier. ...
  • Rolex. ...
  • Chanel. ...
  • Gucci. ...
  • Louis Vuitton: primeiro lugar entre as marcas de luxo mais valiosas.

Já a marca, diferentemente da grife, trata-se de toda e qualquer empresa que tem produção em grande escala, o que quer dizer que as peças produzidas não são exclusivas e, geralmente, a produção não é realizada de forma manual. Mas nada impede que as peças sejam de luxo ou que tenham alta costura.

Uma característica comum das marcas de luxo é o uso de celebridades para estrelarem as suas campanhas e promoverem as suas crenças e os seus produtos.

CARACTERÍSTICAS DO MARKETING DE LUXO: EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR COMO SEU FOCO. O alto valor agregado através de uma experiência única que é proporcionada ao cliente a partir do primeiro contato com a marca é considerado um dos mais importantes pontos que reforçam exclusividade.

São pessoas de famílias tradicionalmente ricas e consideradas a classe mais alta de consumo. Esses consumidores buscam exclusividade e desejam se destacar das demais classes, sobretudo das classes que eles consideram inferiores, mas que também são consumidoras de luxo, como você verá a seguir.

A média salarial de Vendedor é de R$ 6.800 por mês em Brasil, que é 13% maior do que a média salarial mensal da empresa Gucci para essa vaga, que é de R$ 6.000.

Porsche lidera, mas LVMH domina
Elon Musk, dono da Tesla, SpaceX e Twitter, ocupa a primeira posição, com fortuna estimada em US$ 245,9 bilhões. O ranking da Brand Finance avalia 5 mil marcas de todo o mundo, de diversos segmentos.

Qual a marca de luxo mais vendida? No ranking trimestral de 2022 da plataforma de produtos de luxo Lyst, a Gucci, grife italiana que pertence ao grupo francês Kering, liderou entre as marcas mais populares do mundo, seguida pela grife espanhola Balenciaga e a italiana Prada.

Veja o ranking das 10 marcas mais valiosas do Brasil
Com 98 anos de operação em 18 países, o Itaú Unibanco alcança resultados expressivos, como uma receita líquida de R$ 30 bilhões, 70 milhões de clientes, quase 100 mil funcionários em todo o mundo e mais de R$ 1 trilhão em empréstimos.

As empresas de luxo operam em um território competitivo. Gerenciam suas marcas promovendo a “raridade” de seus produtos e serviços mas, ao mesmo tempo, expandem seus segmentos de mercado geográfica e socialmente com produções em série e ampla distribuição.

Ter uma marca única significa que você possui elementos que te diferenciam dos demais negócios do seu mercado e, assim, te destacam meio a tantas opções que, podem até oferecer o mesmo produto ou serviço que você, mas não da mesma maneira.

O item original nem precisamos dizer: é o produto que é produzido na fábrica da marca, passou por uma série de testes, e possui garantia dos fabricantes. E nem todas as lojas acabam deixando essa diferença clara para os clientes, o que leva muitos consumidores a adquirirem produtos não originais.

Elas são feitas, em sua grande maioria, dentro dos ateliês das marcas, num processo artesanal minucioso, com materiais de altíssima qualidade e mão de obra especializada, o que também encarece.

A grife italiana Gucci recuperou a liderança das marcas mais buscadas de 2022, segundo levantamento feito pelo Lyst Index, ranking trimestral de moda. A grife ultrapassou a marca espanhola Balenciaga, que estava no topo da lista por 9 meses.