O que é Mão Branca gíria?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

1. Mão branca. Polícia, geralmente alguém ligado a segurança pública que atrasa o lado dos delinquentes...

Sujeito fraco, que da mole nos papos, inexperiente na malandragem, iniciante.

Diz-se daquele (a) que não tem dinheiro para pagar a conta. 1.

Significado de Mão dupla
expressão Orientação das vias em que os veículos podem circular nos dois sentidos: enquanto um sentido estiver interditado, o outro servirá de mão dupla.

Edigar Evangelista dos Anjos nasceu em 14 de janeiro de 1959, no Lodo das Jegas, região da Mata Fria, município de Macarani, Bahia. Filho de agricultores, aprendeu desde cedo os segredos da labuta na roça, as maravilhas e os encantos de uma boa noite de forró.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

A gíria se popularizou com o funk paulista, usada para definir uma pessoa ou algo cheio de estilo. Aquele mano da rua de baixo é mandrake.

2. Faixa preta. Expressão que se refere ao traficante e seus aliados; o dono da boca do morro e os comparsas. Toda favela tem o faixa preta assim.

3. Faixa rosa. Gíria para mulher brava, briguenta, marrenta. Essa mulher é faixa rosa.

1. Ir de mão baixa. Expressão popular que significa: correr a toda velocidade.

Para os adeptos do judaísmo e do islamismo, o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado. O símbolo também é conhecido como “Mão de Deus”, “Chamsá”, “Mão de Fátima” ou “Mão de Hameshh”.

A letra M, na palma da mão, pode representar as pessoas que são mesmo abençoadas. Pessoas especiais e afortunadas. Veja a palma da sua mão e analise as características das pessoas que têm este símbolo. Tudo indica que representa alguém talentoso, intuitivo e empreendedor.

Lado (geralmente o direito) em que deve circular quem guia um veículo ou segue a pé em determinado sentido.

Pista simples
São aquelas em que há somente um pavimento asfáltico, que é compartilhado pelos veículos nos dois sentidos de circulação (mão dupla).

Dizem que o “Mão Branca” potiguar, na verdade, era um grupo de policiais militares, inspirados nos acontecimentos da cidade paraibana de Campina Grande. O medo era tanto, que os detentos negavam sair dos presídios, e necessitavam de escolta policial para deixar as prisões temendo a ação destes grupos.

Inscrições nas paredes dessas alas remetem ao mundo do crime e às facções. “Tudo 2”, “TD2”, “CV”, “CVRL” e “Trem bala” são alguns dos termos encontrados nas paredes do Case, que remetem à facção carioca. Já na parte do grupo rival, há nas paredes “PCC”, “TD3” e “1533”, referências ao Primeiro Comando da Capital.

Significado de 011: Quem é paulista e paga de bandido.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores. Significa que está tudo bem, tudo ótimo.