O que é Mandrake no crime?

Perguntado por: epeixoto6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Aquele indivíduo que participa, só e/ou acompanhado, em incursões duvidosas promovendo unicamente em benefício próprio a angariação de recursos financeiros e materiais oriundos de terceiros. Além de tudo isto promove balbúrdias.

Significado de mandrake: Algo mal explicado, inesperado, ou surpreendente.

A personagem foi baseada em Leon Mandrake, um mágico que fazia performances no teatro pelos anos 20 usando uma cartola, capa de seda escarlate e um fino bigode. O desenhista Davis conheceu Leon, relacionando-se com ele por muitos anos.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

mandrake {substantivo}
mandrágora {f.} mandrágora {f.}

A gíria é usada para descrever quem tem um estilo específico, com um conjunto de características e acessórios, uma pessoa estilosa que chama atenção dos outros ao redor. A palavra vem do inglês e se refere a mandrágora, uma planta com atributos afrodisíacos, alucinógenos e analgésicos.

Não demorou muito até que o termo viralizasse no TikTok, onde diversas pessoas participaram do desafio de "virar mandrake" ou "mandraka" (versão feminina da gíria). Para isso, elas fizeram mudanças no visual, aderindo a elementos como sobrancelha cortada, piercings, tatuagens e correntes.

Significado de paty: Patricinha, menina enjuada cheia de frescuras.

Cria é uma gíria bastante comum de ser escutada, principalmente entre os jovens, para definir um lugar de onde uma pessoa é. A palavra se popularizou através de músicas dos gêneros rap e funk, além das redes sociais. Em São Paulo, costuma para ser usada para se referir ao bairro onde nasceu.

A sua origem é misteriosa, sabendo-se que teve formação dada por um mago tibetano em Xanadu, que lhe ensinou os segredos da magia. Mandrake tem a ajuda do seu fiel Lotário, príncipe africano que não dispensa o fato de pele de leopardo e que tem um poderio físico que mete respeito a qualquer bandido.

Estiloso ou descolado. Exemplo: Aquele maluco está usando uma lupa (óculos) mandrake ou aquele mano é mandrake (estiloso).

Paulo Henrique Ferreira Da Silva

Paulo Henrique Ferreira Da Silva (São Paulo, 31 de agosto de 1995), mais conhecido pelo seu nome artístico de MC Paulin da Capital é um cantor e compositor brasileiro de funk paulista.

Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Vapor - é o responsável pela venda no varejo diretamente aos consumidores. Não porta arma e ganha por comissão. São os mais vulneráveis à ação policial. Olheiro ou fogueteiro - vigia as entradas principais da favela e avisa à toda rede, por meio de fogos de artifício ou rádio-comunicadores.

Dar PT é uma gíria usada para dizer que alguém bebeu além da conta, a ponto de vomitar e/ou perder a consciência de seus atos. As letras PT formam uma sigla para perda total. Quando alguém fica extremamente bêbado, pode-se dizer que essa pessoa deu PT.

Gíria usada no sentido de fumar maconha.

Maria Mucilon
Forma de chamar mulheres que gostam de rapazes ou meninas mais novos. É o que, antigamente, era conhecido como “papa-anjo”. Mucilon é o nome de uma marca de cereal infantil. A gíria exagera e dá a entender que as pessoas pelas quais uma Maria Mucilon se interessa são tão novas que ainda comem o alimento.

Revoada: “Festa, loucura, uma parada maluca que geral gosta. Tudo isso resume revoada”.

Normie: uma pessoa “comum”, alguém que tenha uma opinião popular, um gosto popular e que usa coisas populares. Indie: aqueles que querem fugir do padrão, fugir do que é normie. Mandrake: o termo tem sua origem na cultura do funk e significa algo estiloso ou descolado.