O que é mandalas para a Igreja?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Como não é uma forma geométrica encontrada na natureza, traduz perfeitamente a ideia de perfeição que os seres humanos pretendem alcançar.

A mandala é um símbolo que possui vários significados. A mandala é um símbolo circular cujo interior apresenta formas geométricas, cores e até mesmo formas humanas. A palavra em si significa “círculo” em sânscrito.

A Mandala no Cristianismo
Como não é uma forma geométrica encontrada na natureza, traduz perfeitamente a ideia de perfeição que os seres humanos pretendem alcançar.

Ele diz que a mandala é um arquétipo da ordem, da integração e da plenitude psíquica, surgindo como esforço natural de autocura. O mais importante dos arquétipos é o Self e representa a totalidade do homem e pode aparecer de diversas maneiras, entre elas, a mandala. As mandalas falam diretamente com nossa alma.

Essa forma de arte e contemplação teria sido inventada pelo próprio Buda e cada parte do desenho representaria suas lições. Assim como em sua origem, a mandala é usada até hoje no budismo, no hinduísmo, no tantrismo e na yoga como ponto focal para meditação.

Tipos de mandalas, quais são os clássicos?

  • Mandalas religiosas. Assim como as que são criadas por monges budistas, outras culturas e religiões também têm essa tradição, como por exemplo os índios navajos. ...
  • Mandalas de ensinamento. ...
  • Mandalas geométricas. ...
  • Mandalas humanas. ...
  • Mandalas de pedras.

Criar uma mandala pessoal pode ser uma boa forma de ajudar você a vencer os desafios da vida, fortalecer seus potenciais e se conhecer melhor. O trabalho com o desenho e a pintura desse material é terapêutico, pois limpa nosso emocional e nos auxilia a enfrentar nossos medos e bloqueios.

Cada mandala é como se fosse um espelho, ou melhor, o reflexo da pessoa que você é naquele momento. Assim, ao terminar sua mandala você a observa e analisa o feedback do seu momento, trazendo para a consciência símbolos e cores do seu inconsciente. Dessa forma, elas refletem ou expressam o nosso interior.

Amarelo / Dourado: ativadora da mente, positividade, otimismo, descontração, alegria, calor. Azul: calma, segurança, tranquilidade, serenidade, harmonia. Branco: pureza, paz, limpeza (junção de todas as cores funcionando como equilibradora). Cinza / Prata: neutralidade, estabilidade, modernidade, auto-controle.

Escolha consciente. Se você já tem conhecimento de suas necessidades de curas e/ou suas intenções, você pode escolher a mandala que mais mexe com seus sentimentos. Porém, antes de escolher, você já deve ter em mente as cores, números e símbolos do aspecto que você necessita de auxílio, de harmonização e equilíbrio.

A mandala é um símbolo formado por um círculo com diferentes formas geométricas em seu centro. Comum em diferentes manifestações religiosas, como o budismo e o hinduísmo, ela está associada à representação do Universo e à mente humana, e é utilizada em rituais espirituais.

A Mandala negra é uma prática de meditação ativa que busca, através da arte proporcionar um estado de relaxamento e atenção, conexão com o potencial criativo e bem-estar mais efetivo.

Como fazer sua própria Mandala?

  1. Escolha dos materiais. ...
  2. Crie um espaço energético. ...
  3. Relaxe e abra a sua mente. ...
  4. Determine seu círculo. ...
  5. Encontre sua inspiração. ...
  6. Nomeie sua Mandala. ...
  7. Reflita sobre a sua Mandala.

É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Pode restabelecer a saúde interior e exterior.

Embora não seja usado para fins de cura, as mandalas estão presentes no cristianismo. As rosetas das catedrais góticas podem ser consideradas mandalas. O fato de este símbolo estar disseminado em tantas culturas reflete o significado que o círculo tem para o subconsciente.

A mandala pode ser instalada logo no hall de entrada da casa, transmitindo boas energias aos visitantes que chegam. Ao colocar uma mandala estrategicamente em uma das paredes do quarto, vai estar explorando a sensação de paz e harmonia.