O que é mancha roxa na mama?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Este é um dos principais sinais que podem indicar um câncer de mama. Pois, sentir os seios sensíveis não é normal e, além desse sintoma, o câncer da mama pode apresentar algumas manchas de sangue nos seios.

Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras. Os cistos podem ser confundidos com nódulo, mas são alterações benignas, porém devem ser investigados.

Vermelhidão em mais de um terço da mama. A mama pode se tornar mais rígida. Alteração da textura da pele da mama (similar a casca da laranja).

O primeiro sinal de câncer de mama que indica que há algo de errado com os seios é a presença de carocinhos e dor na região mamária. Além disso, os nódulos podem ser acompanhados de vermelhidão e dor, ou manchas e aspecto de casca de laranja na pele das mamas.

O câncer de mama dói, em geral, somente quando a doença já se encontra em estágios avançados, por isso mesmo todos os cuidados para a identificação imediata de ocorrência de câncer devem ser tomados por toda e qualquer mulher.

Acantose nigricans. Doença de pele que provoca manchas escuras nas áreas de dobras, como a parte de trás do pescoço, axilas ou debaixo das mamas, e é mais frequente em obesos ou em pacientes com doenças metabólicas, como o Diabetes Mellitus.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama.

É possível ter câncer mesmo sem sentir nada no autoexame? Sim, inclusive em muitos casos a paciente não apresenta sintoma nenhum.

O câncer da mama inicial geralmente é assintomático, ou seja, você não percebe nenhum sintoma ou sinal. Este tipo de câncer é normalmente descoberto em exames (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética).

Como descobrir a doença mais cedo? Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

Os sintomas mais comuns do carcinoma inflamatório são:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Textura semelhante à pele da laranja;
  • Áreas da mama quentes ao toque;
  • Coceira;
  • Dor;
  • Mamilo invertido;
  • Aumento das mamas.

A dermatologista Meire Gonzaga, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), explica que as manchas cancerígenas apresentam alguns padrões que podem ser observados no dia a dia. No geral, essas lesões costumam ser assimétricas, ter bordas irregulares, apresentar mais de uma cor e tendem a aumentar de tamanho.

Principais doenças mamárias

  1. Cistos mamários. Os cistos podem se apresentar de três formas nas mamas: cistos simples, cistos complicados e cistos complexos. ...
  2. Mastalgia (dor mamária) ...
  3. Mastite. ...
  4. Câncer de mama. ...
  5. Doença de Paget da mama.

As manchas arroxeadas podem indicar algum problema na coagulação sanguínea. Entre eles, destaca-se a hemofilia, que é uma doença genética que provoca a dificuldade do organismo realizar a coagulação, levando a sangramentos mais intensos e espontâneos (internos ou externos).

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro. Nesse tempo, a paciente quase nunca sente algum sintoma ou vê algum sinal que indica que ela possa estar com câncer de mama.

Nos casos de câncer de mama, as células mais afetadas são as que revestem os ductos mamários ou se encontram nos lóbulos das glândulas mamárias.