O que é mama com densidade Fibroglandulares esparsas?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Mamas com densidades fibroglandulares esparsas têm entre 25% e 50% de tecido fibroso e glandular. A descrição da densidade mamária diz respeito a uma característica das mamas e não a uma alteração.

Categoria 2 – esta classificação também indica que não há nada de errado em seus seios, apenas foram encontradas algumas lesões benignas que não são interpretados como suspeita de câncer.

BIRADS 2: significa dizer que existe uma alteração na mama, porém que este achado é benigno, ou seja, não tem risco de ser câncer nem de se transformar em câncer.

Definida como uma condição em que o tecido mamário é mais denso e fibroso do que gorduroso, a mama densa ocorre quando há uma maior quantidade de tecido glandular e de ductos mamários, em relação ao tecido adiposo. Cerca de 40% das mulheres com mais de 40 anos possuem mamas densas.

Por isso, a categoria abrange três subdivisões: BI-RADS 4A, que tem baixo risco de malignidade, entre 2% e 10%; BI-RADS 4B, com risco entre 11% e 50%; e BI-RADS 4C, com risco entre 51% e 95%. Exame com elevado risco de câncer.

Ressonância magnética da mama
Exame bastante eficaz para identificação precoce do câncer de mama em homens, mulheres mais jovens e com mamas mais densas. Ela ajuda a confirmar o diagnóstico de câncer de mama para os médicos ginecologistas, bem como o tamanho do tumor e o seu desenvolvimento nas mamas.

As alterações nos exames de imagem de mama classificadas como Categoria 3 pelo ACR BI-RADS ® são na grande maioria das vezes benignas, apresentando uma probabilidade muito baixa de ser câncer (menor que 2%) e normalmente devem ser seguidas com exames de imagem por um período de 2 a 3 anos para avaliar se não ocorrem ...

Quando o resultado da mamografia é BI-RADS® 0, o exame foi inconclusivo. Isso pode acontecer por problemas técnicos, como mau posicionamento das mamas e axilas no aparelho, além da movimentação da paciente durante o teste. A categoria 0 também é usada quando há dúvidas sobre a existência de alguma alteração.

Categoria 1 – Exame normal ou exame negativo
Quando o laudo de mamografia é classificado como BI-RADS 1, significa que as mamas não apresentam nenhuma alteração. Elas são normais, simétricas e não foram detectadas distorções ou calcificações suspeitas. Sendo assim, o risco de lesão maligna é nulo.

A mamografia é capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame. Quando percebido nesse estágio inicial, o câncer de mama tem chance de cura em até 95% dos casos.

Todas as lesões com categoria 5 devem ser biopsiadas. O risco de lesão maligna em um exame classificado como BI-RADS 5 é maior que 95%.

O termo BI-RADS® 2 significa que o exame empregado não identificou achados suspeitos para câncer de mama. No entanto, se há suspeita clínica de alguma alteração mamária que não foi elucidada pelo método usado, pode ser necessário aprofundamento com outros exames complementares.

Categoria 4C: nesta categoria estão as lesões de grau moderado, mas não clássicos (BI-RADS® 5) de neoplasia. Nesta categoria estão as massas irregulares e mal-definidas, ou novos grupamentos de calcificações pleomórficas. O resultado anatomopatológico das lesões BI-RADS® 4C esperado é o de neoplasia maligna.

Como diagnosticar a mama densa? Um exame de palpação (toque) nas mamas pode dar indícios de que a mama seja densa. Frequentemente, mulheres com este tipo de mama apresentam o seio com consistência mais firme ao toque, e a ptose (queda) mamária não é muito acentuada.

O que é calcificação na mama? Calcificação na mama é um aglomerado de partículas de cálcio que se convertem em sais, assumindo um formato sólido. As calcificações podem ter diferentes tamanhos e formas. Essas estruturas aparecem de modo espontâneo, sendo mais comuns em mulheres com idade avançada.