O que é mala a bordo?

Perguntado por: ulacerda . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

As malas de bordo são guardadas com os passageiros na cabine, por isso, elas devem ser pequenas e compactas. A mala de bordo virou febre entre os viajantes por ser uma opção que pode ser transportada no bagageiro ou na cabine do avião sem a necessidade de despachar.

A mala de bordo é toda a bagagem que não é despachada, ou seja, aquela que te acompanha dentro do avião durante todo o trajeto. Também chamada de bagagem de mão, ela é importante porque permite que itens de uso pessoal, higiene e carteira com documentos estejam bem perto de você, tornando a sua viagem mais confortável.

Para embarque nacional, as malas devem ter as seguintes medidas: 55 cm de altura x 35 cm de largura x 25 cm de profundidade, seguindo os limites da IATA, sigla em inglês da Associação Internacional de Transporte Aéreo.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

Até 10 kg em todos os voos e todas as classes. Qual o tamanho permitido? Não podem exceder 115 cm no total, o que equivaleria a uma mala de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento).

Aerossóis e sprays de higiene pessoal, como desodorante, espuma de barbear e protetor solar, também podem ser levados na bagagem de mão. Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

O ideal é procurar uma mala que tenha em torno de 2 kg vazia, ok?

Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.

Segundo a ANAC, os líquidos devem ser armazenados em embalagens de até 100 ml. O limite máximo permitido é de 1 L ou 10 frascos de 100 ml. Os produtos devem ser armazenados em uma embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque.

Este tipo de bagagem é a que o passageiro carrega consigo na cabine do avião e que não precisam ser despachadas, ao contrário das malas de tamanho pequeno (fora das especificações), médio e grande. Podem ser consideradas como bagagem de bordo malas pequenas, mochilas e bolsas de viagem, por exemplo.

Voos nacionais | a ANAC define que todo passageiro pode viajar com uma bagagem de mão e mais um item pessoal como bolsa, sacola ou mochila.

No geral, é possível usar chinelos em um voo, mas há algumas situações em que eles não são uma boa opção. Se o seu voo for longo ou tiver algum atraso, os chinelos podem não ser a melhor escolha. Além disso, se o avião estiver muito cheio, os chinelos podem torná-lo mais propenso a escorregões e quedas.

Sim, você pode levar seu remédio no avião, inclusive em viagens internacionais. No entanto, em alguns casos, a resposta para essa pergunta não é tão simples e envolve alguns aspectos que precisam ser considerados, como a apresentação do medicamento (líquidos têm restrição maior, como mostraremos).

Sim, você pode levar comida no avião.
Além disso, as comidinhas devem caber dentro da sua bagagem de mão e estar devidamente embaladas e com a data de vencimento marcada.