O que é mais seguro navio ou avião?

Perguntado por: itrindade3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário no ano de 2008, ocorreram 1,27 fatalidades para cada 100 milhões de veículos.

Você sabe quais são os meios de transporte mais seguros do mundo?

  • Avião. “Nada é feito no improviso ou na tentativa. ...
  • Carro. ...
  • Ônibus.

Barcos. O deslocamento por barcos é um meio de transporte que passou por grandes melhorias na segurança nas últimas décadas. As viagens são ainda mais seguras em balsas de travessias, barcos de passageiros e navios de cruzeiro.

Isso porque essas cargas são responsáveis pelo naufrágio de, em média, dez embarcações de granéis sólidos no mar a cada ano durante a última década.

O meio de transporte é tão seguro quanto qualquer outro. Hoje em dia, além de possuir várias estruturas de segurança por toda área dos transatlânticos, a tripulação e os passageiros recebem um treinamento para agir em caso de acidentes. As companhias marítimas contam com todos os métodos para garantir a sua segurança.

Baixo índice de colisão
O número de fatalidades que ocorrem devido a acidentes com aviões é drasticamente menor do que os que ocorrem com carros.

Quando se trata de segurança, os aviões são considerados mais seguros do que os helicópteros, pois possuem taxas de acidentes significativamente mais baixas. Os aviões também são mais eficientes no consumo de combustível e têm maior alcance e velocidade.

transporte aéreo

Considerado o meio de transporte mais rápido do mundo, o transporte aéreo consiste no deslocamento pelo ar, realizado por meio de aviões ou helicópteros.

O especialista Tom Farrier, ex-diretor de segurança da Associação de Transporte Aéreo, afirma que a hora mais segura para viajar nas aeronaves é de fato durante a manhã. Isso porque à noite pode existir uma fadiga da tripulação, além de desorientação de espaço.

48 – O que é, o que é? O meio de transporte que nunca faz curvas. R: O elevador.

Há 30 anos, a probabilidade de ocorrer um acidente era uma para cada 140 milhões de milhas voadas; hoje, a cada 1,4 bilhão. O fator segurança está dez vezes melhor em três décadas. Voar é seguro?

bicicleta

De acordo com um estudo feito pelo Coppe, Programa de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a bicicleta é o meio de transporte mais econômico.

Em síntese, o transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil, por diversos motivos, como ter um alcance maior no número de áreas dentro do país, possuir um custo menor, tanto de deslocamento, quanto de manutenção – quando necessário, além de transportar todo tipo de carga.

As chances de um navio de cruzeiro afundar são extremamente baixas. Apenas 11 navios de cruzeiro oceânicos afundaram durante um cruzeiro nos últimos 50 anos. Assumindo uma média de 100 travessias por navio por ano, e uma média de 150 navios de cruzeiro nesse período, há chances de1 em 68.000.

Assim que um navio afunda, começa um lento processo de deposição de areia junto e sobre as estruturas, e da protege o material do navio da açulo cáustica da água do mar e de alguns organismos marinhos perfurantes. Debaixo da areia, geralmente, restam partes do navio bem conservadas.

Quanto maior a densidade, mais pesado é o material. A mesma relação é aplicada para navios, eles não afundam por que possuem densidade menor que a da água.

É muito improvável que você sinta frio dentro do navio, inclusive durante a noite. Caso você queira ficar em decks abertos, como o deck da piscina, um agasalho sempre deve ser levado, já que costuma ventar e esfriar um pouco. Esqueça casacos de pele, luvas e meiões.

Em resumo, podemos dizer que se todos os procedimentos forem seguidos à risca, voar com chuva e decolar ou pousar com pista molhada é completamente seguro.

Na verdade, não é mais perigoso viajar de avião à noite do que é de dia.

Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 3 de dezembro de 1928 e o último relatado ocorrido no dia 11 de maio de 2022. O mais letal acabou ceifando 199 pessoas e foi o incidente do voo TAM 3054.