O que é mais seguro elevador ou avião?

Perguntado por: ealvim3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Quando este número é comparado com acidentes de carro, ocorrem normalmente 26 acidentes por hora. E como forma de comparar esses números de forma ainda mais ampla, a revista americana Condé Nast Travaler fez uma pesquisa em 2021 indicando o elevador como o meio de transporte mais seguro do mundo, mais do que avião.

De acordo com uma recente pesquisa da revista americana Condé Nast Travaler, o elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo, mais do que avião. Isto significa que o número de acidentes fatais é muito pequeno, e pode se tornar até nulo se a manutenção for feita no período e da forma correta. ...

A publicação realizou um estudo com estatísticos para determinar quais são os meios de transporte mais seguros para se viajar. No entanto, o resultado foi um tanto inusitado: o elevador!

Viajar de avião é seguro
Em 2019, quase 70 milhões de voos decolaram em todo o mundo, com apenas 287 mortes. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

As aeronaves são construídas com materiais extremamente resistentes e desenvolvidos para suportar forças muito maiores do que as de uma turbulência. Portanto, é impossível que asas ou qualquer outra parte da fuselagem sofram avarias em áreas de forte instabilidade”, afirma ele.

DEPENDE. De acordo com Marici, a falta de energia pode parar os elevadores, mas isso varia de cada condomínio, visto que alguns possuem geradores – nestes prédios, o equipamento pode voltar a funcionar sem interrupções.

Verifique sempre se as normas de segurança estão devidamente cumpridas: O elevador não deve parar além de 5cm do nível do andar. Parar entre os andares ou dar trancos. Fio desencapado também é motivo de alerta.

O avião é considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, perdendo apenas para o elevador. A chance de morrer em um acidente aéreo é de apenas uma em 8 milhões, de acordo com uma pesquisa da Condé Nast nos Estados Unidos.

Então, a chance de um elevador cair está muito próxima de zero, pode ser zero. Os elevadores possuem entre 3 a 8 cabos de tração, sendo que um cabo de aço é capaz de garantir que o elevador não caia.

As chances de um elevador cair são muito baixas.

Ao contrário do que muita gente pensa, elevadores não caem. As chances de um elevador cair são muitíssimo pequenas. Desde que os elevadores foram inventados, em 1853, houve apenas dois registros de queda.

Há 30 anos, a probabilidade de ocorrer um acidente era uma para cada 140 milhões de milhas voadas; hoje, a cada 1,4 bilhão. O fator segurança está dez vezes melhor em três décadas. Voar é seguro?

Outros meios de transporte
Para fins de comparação: as chances de acidentes de carro são de cerca de 1 em 18 mil; de bicicleta, 1 em 341 mil; e de barco, 1 em 402 mil. Estes números fazem do avião o meio de transporte mais seguro que existe, ficando atrás apenas do elevador.

1. Motocicleta. Andar de moto realmente é perigoso. Em diversos países é o transporte que mais mata.

Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 3 de dezembro de 1928 e o último relatado ocorrido no dia 11 de maio de 2022. O mais letal acabou ceifando 199 pessoas e foi o incidente do voo TAM 3054.

O especialista Tom Farrier, ex-diretor de segurança da Associação de Transporte Aéreo, afirma que a hora mais segura para viajar nas aeronaves é de fato durante a manhã. Isso porque à noite pode existir uma fadiga da tripulação, além de desorientação de espaço.

Maior índice de acidentes antigamente
O levantamento da Boeing revela que um dos aviões com mais acidentes, proporcionalmente, é o 737 Max, da própria empresa.

O que pode derrubar um avião?

  • Fatores climáticos adversos. Um dos fatores que podem derrubar um avião são as condições climáticas adversas. ...
  • Problemas mecânicos e de manutenção. ...
  • Erros humanos e negligência. ...
  • Atos de terrorismo e segurança inadequada. ...
  • Conclusão.