O que é mais saudável porco ou frango?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Carne de porco é ótima fonte de proteínas e vitamina B1, que ajuda no metabolismo genético e no bom funcionamento do sistema nervoso. Entre ela e a carne de frango com pele, não tenha dúvida: a de porco é mais saudável.

O United States Department of Agriculture (USDA ) acaba de concluir um estudo apontando que a carne de porco possui menor teor de colesterol, sódio e potássio que a bovina e a de frango.

4 alimentos para substituir o frango como fonte de proteínas

  • Atum. O atum é uma ótima opção para substituir o frango. ...
  • Salmão. ...
  • Ovos. ...
  • Maminha grelhada.

"A carne de porco deve sim ser considerada saudável e incluída na sua dieta. Ela contém mais creatina e aminoácidos essenciais (como leucina, lisina e valina, por exemplo) do que a carne vermelha e outros tipos de carnes.

Fonte de gorduras benéficas
Depois do azeite, a gordura suína é o alimento que mais possui gorduras monoinsaturadas, correspondendo a 48%. Essas gorduras desempenham um importante papel em nosso organismo, principalmente na redução dos níveis de colesterol no sangue e na proteção das células.

A carne suína é uma ótima fonte de alguns aminoácidos essenciais — leucina, lisina e valina —, principalmente quando comparada à carne bovina. Por isso, ela é altamente recomendada aos praticantes de atividade física, uma vez que os seus diversos cortes contêm proteínas de alta qualidade.

A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Inclusive, essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absorção de cálcio pelo organismo.

Como consumir carne de porco
Assim, como toda carne vermelha, o ideal é que esta carne seja consumida apenas de 2 a 3 vezes por semana, pois ao longo do tempo, se consumida em excesso, pode aumentar o risco de problemas no coração.

De acordo com o Ministério da Saúde, inclusive, o ideal é que cada pessoa consuma cerca de 300 e 500 g de carne por semana (o que significa um bife bem pequeno por dia). Vale destacar que isso inclui carnes vermelhas e brancas (ou seja, frango e peixe - apesar de serem menos gordurosos - entram no mesmo pacote).

A carne de porco também auxilia na manutenção da massa muscular, outro grande objetivo de quem treina regularmente. Esse também é um benefício direto da ingestão de uma carne rica em proteínas de qualidade como é a carne de porco.

Conclusão. Como visto, o valor calórico dos diferentes tipos de carne não é igual. Cortes mais gordurosos, como picanha, alcatra e costela suína, costumam ter mais calorias.

As carnes brancas e, principalmente, os peixes têm menos gordura saturada e colesterol do que as demais carnes, por isso são consideradas mais saudáveis”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.

O frango cru pode abrigar duas bactérias: a salmonela, que é bem conhecida por causar diarréia e a campylobacter, que é responsável por problemas mais graves. Essa segunda pode desenvolver na pessoa contaminada até mesmo uma doença autoimune, que faz com que o próprio corpo ataque tecidos saudáveis.

Com relação ao arroz e ao frango não há problemas, mas você deve ficar atento aos temperos usados no seu preparo. Temperos simples como cebola e alho, assim como o feijão são alimentos ricos em FODMAPS, que são carboidratos fermentáveis muitas vezes responsáveis pelos sintomas na síndrome do intestino irritável.

Agora sabemos que é preciso comer 240 gramas de ovos e que cada ovo tem 51 gramas. Se a gente dividir 240 por 51, vamos descobrir quantos ovos precisamos comer para ingerir a mesma quantidade de proteína que há em 100 gramas de peito de frango. E 240 por 51 dá 4,7 ovos. Em termos práticos: De 4 a 5 ovos médios cozidos.

Retirado do lombo, o filé mignon suíno possui baixo índice de gordura superficial e é considerado um dos cortes mais macios e saudáveis da carne de porco, podendo ser preparado cozido, grelhado ou assado.

O lombo, o filé mignon e o pernil de suínos são considerados os melhores cortes de carne de porco, porque apresentam pouca gordura e calorias.

Carne de porco

Também chamados de “alimentos carregados”, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. Carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos encabeçam a lista.

Além de engordar, a carne de porco faz mal ao coração. Ela aumenta os níveis de colesterol mau e o risco de doenças cardíacas. A carne processada, como salsicha e bacon, é ainda mais nociva do que a carne vermelha, pois tem mais gorduras saturadas, além de perigosos aditivos alimentares.