O que é mais saudável manteiga ou margarina?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Para a grande maioria das nutricionistas a resposta é simples: manteiga. Por ser produzida direto de um alimento e por ser digerida de uma forma mais fácil pelo corpo, ela é a opção mais saudável.

A manteiga também possui minerais e ácido láurico, que ajudam o organismo a se prevenir contra infecções fúngicas. Além disso, ela é rica em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra os danos celulares e contribui para fortalecer o sistema imunológico.

A manteiga tem um pouco mais de gorduras saturadas (8 gramas contra 5 gramas da margarina).

O creme vegetal Becel é uma das margarinas mais saudáveis disponíveis no mercado. É produzida a partir de óleos vegetais naturalmente ricos em ômega 6, que faz bem para o coração! Além disso, ainda conta com a presença de vitaminas A e E, e ainda é feita com corantes naturais.

Margarina. A margarina geralmente supera a manteiga quando se trata de saúde do coração e colesterol. A margarina é feita de óleos vegetais, por isso contém gorduras insaturadas “boas”: gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas.

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

Substitutos para a manteiga para passar no pão

  • Queijo cottage.
  • Ricota.
  • Manteiga de amendoim.
  • Abacate.
  • Azeite.
  • Homus.

POR QUE A MANTEIGA FAZ MAL À SAÚDE? Tanto a manteiga quanto a margarina são o resultado de processos industriais e químicos que transformam óleos e gorduras no produto. Por isso, podem entupir as artérias e aumentar o colesterol ruim (LDL). Tudo isso sem falar na presença do sódio, que aumenta o risco de hipertensão.

Porém, ela é fonte de gordura saturada e colesterol. Por esse motivo, as pessoas que precisam controlar os níveis de gordura no sangue devem evitar frituras com manteiga.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de margarina ao invés da manteiga. Essa recomendação é feita porque a manteiga é rica em gordura saturada e colesterol, substâncias frequentemente relacionadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Quando o assunto envolve boas características nutricionais, comparado à manteiga, o requeijão se sobressai em todos os quesitos. Ele possui menos gordura e é considerado uma rica fonte de cálcio e proteínas - essenciais para a construção dos músculos e fortificação dos ossos.

Apenas 10g de manteiga possui 74 calorias e a mesma quantidade de margarina, 72 calorias.

Em tese, a margarina teria mais vantagens. Vamos explicar: ela é fonte de gorduras vegetais, como as mono e poli-insaturadas. Esses nutrientes, por sua vez, estão associados à redução do colesterol ruim e, portanto, ajudariam a resguardar as artérias.

A quantidade máxima recomendada, inclusive para manteiga, é de 8 gramas por dia (o equivalente a uma pontinha de faca passada numa fatia de pão), não mais do que 3 vezes por semana.

A banha de porco não libera compostos tóxicos quando cozida em altas temperaturas. O fato de acentuar os sabores dos alimentos faz com que seja a queridinha de muitos cozinheiros. Melhor ainda quando ela tem o acompanhamento de temperos como louro, alecrim e alho.