O que é mais resistente ferro ou alumínio?

Perguntado por: mibrahim . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Para concluir, em termos de comparação, o aço é mais resistente e mais pesado. Já o alumínio tem um pouco menos de resistência, porém é mais leve e apresenta maior versatilidade. No entanto, o alumínio é mais caro que o aço e este investimento deve depender da função final do produto.

A principal desvantagem do alumínio é que a sua leveza e versatilidade são contra balanceadas com a sua baixa resistência. Obras que exigem que o material sustente condições diversas de peso e força costumam não aderir a esse material.

Força e peso
O aço é incomparável em termos de resistência. É mais forte que o ferro e tem um nível mais alto de densidade. Devido a essa força e versatilidade, o aço é muito popular em projetos de construção de edifícios, casas e linhas ferroviárias.

Como o alumínio não contém ferro ou aço em sua composição, é certo dizer que a matéria-prima não enferruja. No entanto, alumínio oxida ao entrar em contato com o oxigênio. Nesse caso, ao contrário do que acontece com metais ferrosos, a oxidação cria uma camada de proteção sobre o alumínio.

"O alumínio reage muito rapidamente ao oxigênio, criando uma fina camada de óxido de alumínio (Al2O3) em sua superfície externa, que impede que mais oxigênio chegue ao metal, protegendo-o," explica Casper van der Eijk, da Fundação para Pesquisa Científica e Industrial da Noruega.

A prata, o alumínio e o cobre não têm a sua corrosão muito intensa, porque ao se oxidarem eles naturalmente formam uma espécie de película protetora que impede que o restante do material sofra a corrosão.

O alumínio é altamente resistente ao tempo, mesmo em atmosferas industriais, que frequentemente corroem outros metais. É também resistente a vários ácidos. Já o Ferro fundido não tem a mesma resistência ao ser exposto ao tempo, pois o material se deteriora com facilidade em contato com o oxigênio.

O alumínio é um metal leve, cerca de três vezes mais leve que o ferro, fácil de processar e moldar. É também um excelente condutor de eletricidade e calor. É um material durável e resistente à corrosão, pois como o alumínio reage facilmente com o oxigênio.

Corrosão galvânica do alumínio
É a situação que mais provoca corrosão no alumínio e suas ligas. Em uma reação de oxirredução, o metal mais nobre reduz e o menos nobre oxida. Em outras palavras, sofre corrosão o metal menos nobre.

Quando o alumínio é ingerido, via alimento, sua toxicidade aguda é baixa pois, em pessoas saudáveis, a maior parte do alumínio absorvido é excretado pelos rins. No entanto, em pessoas que sofrem de problemas renais, esse processo de excreção não funciona bem o suficiente, o que ocasiona um acúmulo de alumínio no corpo.

Com uma das maiores temperaturas de fusão entre os metais, cerca de 3.400 graus Celsius, o tungstênio possui uma resistência excepcional à tração, tornando-o ideal para aplicações em ferramentas de corte, filamentos de lâmpadas e até mesmo em blindagens militares.

tungstênio

Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

Por isso, quando alguém lhe perguntar “aço ou ferro, qual é mais resistente", você pode responder com tranquilidade: o aço. Ou seja, por não ser 100% feito de um mesmo material, o aço se torna mais forte.

1 – Alumínio
A resposta está na sua resistência ao sol e chuva e pelo fato de não causar corrosão. É uma boa opção também por ser um material leve e de fácil limpeza. Além disso, o alumínio não perde sua cor com o tempo, de forma que a durabilidade do móvel também é bastante grande.

inox

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.

Tanto o pano quanto a esponja (lado macio) devem ser embebidos em uma solução de detergente neutro e água – ou o limpa-alumínio específico de sua preferência. Depois, com um pano seco, você precisa secar cada região, conferindo os cantinhos e removendo algum respingo mais resistente que possa ter ficado.

Material nobre, o aço inox tem excelente resistência mecânica e ainda é antioxidante. Isso quer dizer que a matéria-prima impede a ferragem de enferrujar, oxidar, quando em contato com água, por exemplo, além de outras substâncias.

Como tirar ferrugem do alumínio
Uma técnica que pode ser utilizada é fazer uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio e aplicá-la sobre a área enferrujada do alumínio. Deixe a pasta agir por alguns minutos e, em seguida, esfregue suavemente com uma esponja ou escova macia.

Hoje em dia usa-se principalmente Magnésio e Zinco, em placas instaladas nos lemes, hélices e espaçadas pelo casco. Pelo menos uma vez por ano elas precisam ser trocadas, mas o casco graças a isso sofre muito menos danos.

O aço inox, é inoxidável devido ao crómio, que cria uma película impermeabilizadora em volta do aço quando entra em contato com o oxigênio, tornando-o resistente aos processos de oxidação.