O que é mais quente poliéster ou algodão?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

Peças de roupas, feitas com poliéster, tendem a ser mais quente, “segurando” mais o calor. São peças que após a lavagem secam mais rápido.

ALGODÃO

1 – ALGODÃO: O primeiro e mais importante tecido para tempos mais quentes é também o mais usado no mundo. O algodão é extremamente confortável e respirável, o que o torna um tecido excelente para épocas quentes.

Diferente do algodão que é uma fibra vegetal, o poliéster é um tecido criado em laboratório. Ele possui como uma de suas principais características ser bastante durável e não amarrotar facilmente. É uma fibra grossa e firme. Sua base de produção são produtos da indústria petroquímica.

Melhores tecidos para o inverno

  1. Lã batida. A lã batida pode ser confeccionada com fibras naturais ou sintéticas. ...
  2. Lã acrílica. A lã acrílica também pode ser produzida a partir dos mesmos materiais que a lã batida. ...
  3. Tweed. O tecido tweed é composto de lã, sendo macio e flexível. ...
  4. Cashmere. ...
  5. Bouclé ...
  6. FLEECE. ...
  7. Nylon.

poliéster

O poliéster costuma estar presente na composição dos tecidos que mais aquecem, já que favorece o isolamento térmico das roupas e impede a troca de calor com o ambiente.

Trata-se de uma fibra sintética produzida a partir do petróleo. O poliéster é um tecido bastante popular e ainda possui diversas derivações. No entanto, o termo serve como sinônimo de politereftalato de etileno, também conhecido como PET, sendo tecnicamente um plástico.

Quais as vantagens? As peças com poliéster em sua composição se tornam mais resistentes aos desgastes do dia a dia, pois não furam ou desfiam com facilidade. As peças que tem poliéster em sua composição conferem um menor índice de encolhimento comparado às peças 100% algodão.

Tecido PP

Tecido PP
O tecido PP, com 100% de poliéster, é o mais recomendado para realizar o processo de sublimação, seja para uso rotineiro ou para produtos promocionais, além de vestimentas esportivas.

O algodão é um tecido 100% natural e comum na composição de diversas peças. Ele é ideal para o verão por permitir que a pele transpire, evitando o acúmulo de suor. Além disso, o tecido é macio, durável e se adapta bem a qualquer clima, sendo indicado, principalmente, para os dias quentes e úmidos.

Algodão e viscose são as mais frescas, pois vêm de matérias-primas naturais. Elas são provenientes de plantas, algodoeiro e visco da árvore, por esse motivo esquentam menos. Por isso, toda vez que for comprar uma roupa, aconselhamos olhar a etiqueta.

Então, quais são as vantagens e desvantagens do poliéster? O poliéster é um material sintético barato, durável, forte, leve, flexível, resistente ao encolhimento e ao enrugamento e de fácil tingimento. A maior desvantagem do poliéster é que ele não é respirável.

Por ser um tecido feito de fibras naturais, o preço do algodão costuma ser superior ao dos tecidos de poliéster.

O tecido de poliéster é composto por fibras sintéticas, logo ele amassa menos, seca mais rápido e são mais baratos. Porém possui um toque sem tanto conforto e também absorve mais calor. O tecido de algodão é feito com fibra natural e portanto mais macio, maior durabilidade e resistência.

lã merino

Dentre as opções em lã natural, certamente a lã merino ou de alpaca são as mais indicadas quando o assunto é manter o aquecimento e isolamento térmico.

poliéster

O poliéster é a fibra sintética mais amplamente usada para roupas térmicas, pois é relativamente barata e oferece excelente desempenho em certos aspectos – principalmente porque as fibras podem ser unidas em um tecido muito leve, o que torna a peça muito mais durável.