O que é mais prejudicial cigarro ou pod?

Perguntado por: tbarros . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

1. O cigarro eletrônico é menos tóxico que o cigarro convencional? Sim, o cigarro convencional apresenta mais de 40.000 substâncias tóxicas e pelo menos 70 delas sabidamente cancerígenas.

Além disso, o conteúdo dos pod descartáveis não tem substâncias tóxicas como as encontradas no cigarro tradicional. Assim, agride menos sua saúde. E esse tipo de aparelho permite a vaporização com diversos elementos que dão aroma e sabor ao vapor.

O cigarro tradicional no Brasil tem um limite de 1 mg de nicotina por cada cigarro, enquanto os eletrônicos, que são pequenos e se assemelham a um pen drive, chegam a até 57 mg da substância por ml do líquido”, afirma Stella Martins.

Com diferentes essências e sabores e uma aparência mais inofensiva que o tabaco comum, o cigarro eletrônico pode provocar consequências tão nocivas quanto o cigarro, incluindo doenças pulmonares e cardiovasculares e câncer.

Embora seja muito cedo para fornecer uma resposta clara sobre o impacto a longo prazo desses dispositivos, alguns estudos recentes sugerem que o uso de vapes pode aumentar o risco de doenças cardíacas e distúrbios pulmonares.

Muitos estudos já analisaram o risco que tanto o tabaco quanto os cigarros eletrônicos – ou vaping – podem representar para a saúde de fumantes regulares.

Juices sem nicotina não são tóxicos
Inclusive, nesse sentido você pode considerar o aprimoramento em técnicas conhecidas para obter performances ainda mais personalizadas. Afinal de contas, existem diversos pods descartáveis ou duradouros que podem ser adquiridos para você se identificar cada vez mais com as vaporadas.

Níveis de nicotina encontrados em usuários desse aparelho, também conhecido por “vape”, equivalem ao consumo de 20 cigarros convencionais por dia, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, que tem o Programa de Tratamento do Tabagismo.

Em média, um cigarro tradicional comum oferece 15 tragadas. Um maço teria, então, 300 tragadas. Logo, um vaporizador de 1,5 mil tragadas seria equivalente a cinco maços.

O uso do cigarro eletrônico pode ser uma alternativa eficaz para deixar o vício e, consequentemente, diminuir a ansiedade, depressão e tensão associadas ao consumo. Além disso, muitos Vapers relatam uma melhora em seu estado de humor e bem-estar geral após adotar o Vaping como alternativa ao cigarro tradicional.

Cigarro eletrônico não trata tabagismo e ainda traz riscos graves à saúde - 14/02/2022 - UOL VivaBem.

Além disso, os vapes são considerados uma “porta de entrada” para o vício do tabagismo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o uso desse dispositivo aumenta em três a quatro vezes a probabilidade de experimentar e usar o cigarro convencional.

A prática é basicamente a mesma usada por fumantes de cigarros convencionais, que tragam a fumaça junto com o ar para os pulmões, dando uma leve sensação de que a fumaça passa alguns milésimos de segundos na boca antes de descerem para o pulmão. Depois, exala-se a fumaça logo em seguida.

Acredita-se que o vaping crônico pode levar à formação de bolhas nos pulmões, enquanto a forte inalação de um vape pode causar a ruptura de uma bolha existente. O ar no espaço pleural aumentou a pressão no pulmão de forma que ele não pudesse se expandir tanto quanto normalmente durante a respiração normal.

Pois entenda que, sim, é possível tragar o vapor do seu cigarro eletrônico. O dispositivo foi feito para ser tragado, como uma alternativa aos cigarros convencionais. Entretanto, se você quiser somente sentir o sabor das essências, também não precisa levar o vapor até os seus pulmões.