O que é mais preciso adipômetro ou bioimpedância?

Perguntado por: iconceicao2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Sendo assim, pode-se dizer que o adipômetro científico é mais preciso. Isso não quer dizer, no entanto, que um seja melhor do que o outro, mas que cada um desses tem uma aplicação adequada que varia com o contexto.

Desvantagens: estimativa do percentual de gordura dependente da equação utilizada; dependente da experiência e técnica do avaliador; difícil aplicabilidade em pacientes com percentual de gordura elevado.

Por exemplo: uma mulher de 30 anos cuja soma das 4 medidas seja 19mm. Para achar o percentual de gordura dela devemos pegar o valor para a soma de 18mm, somar ao de 20mm e dividir por 2. Ou seja, (17,1 + 18,4) ÷ 2 = 17,75%.

Quanto custa um exame de bioimpedância? O exame de bioimpedância encontrado em clínicas custa de R$ 90 a R$ 180. Na Smart Fit, é possível realizar o primeiro gratuitamente. E assinando o pacote de Bioimpedancias do Smart Fit Nutri, realizar uma por mês muito mais em conta.

Quem não pode realizar o exame:
Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Pessoas com placas metálicas, pois pode resultar em uma leitura errada de bioimpedância, subestimando a gordura e superestimando a massa magra.

Substâncias que alterem o metabolismo, ou a distribuição da água ente os compartimentos celulares, que causem desidratação, vasoconstrição, acúmulo de água em órgão (estômago) etc, vão interferir no resultado do exame. Siga as instruções do profissional de saúde, para que os resultados sejam confiáveis.

Existem diversos métodos de avaliação corporal, mas é seguro dizer que a antropometria é um dos mais seguros, eficientes e práticos utilizados hoje. Ao usar ferramentas de qualidade, profissionais que aplicam a antropometria podem experimentar resultados extremamente precisos, sem utilizar métodos invasivos.

Assim, conclui-se que há diferença entre os métodos de dobras cutâneas e bioimpedância na análise do percentual de gordura e a correlação entre eles é alta, porém, o método de dobras cutâneas superestima o percentual de gordura em relação ao método de bioimpedância.

Você sabe o que é bioimpedância? Realizado através de eletrodos, esse exame visa analisar a composição corporal, identificando o percentual de massa muscular, de ossos e de gordura no organismo.

O exame de bioimpedância pode ser feito a cada três meses ou a depender da orientação do profissional. Geralmente, um intervalo de tempo é colocado para comparar os resultados antigos com os novos em relação à evolução corporal.

5Não conduzir o teste após o banho ou sauna. A transpiração causa mudanças temporárias na composição corporal. Tomar o banho no mínimo 1 hora antes do teste.

Apesar de não ser capaz de detectar nenhuma doença, o exame de bioimpedância auxilia diretamente no diagnóstico do excesso de peso. Através do exame é possível identificar mais precisamente volume de gordura e de massa muscular, valores estes preditivos de uma boa saúde.

O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.