O que é mais pesado Linux ou Windows?

Perguntado por: lnogueira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Não, normalmente as distribuições Linux são bem mais leves que o Windows, principalmente as versões populares como o Ubuntu( que é capaz de rodar ate com o cd).

O Linux é nativamente mais seguro que o Windows, seja no servidor, no desktop ou em um ambiente embarcado. Isso se deve principalmente ao fato que o Linux, que é baseado no Unix, foi projetado do zero para ser um sistema operacional multiusuário.

10 GB

Existem diversas distribuições do Linux, mas, normalmente, o sistema operacional precisa de algo próximo de 10 GB para ser instalado. Uma distribuição popular que aparece em alguns modelos de notebooks comercializados no mercado brasileiro é a Ubuntu, que, em sua versão 18.4, ocupa pouco mais de 10 GB do HD.

Diferentemente dos outros sistemas mais famosos, o Linux não foi desenvolvido para ser usado comercialmente. Por isso o seu software e desenvolvimento são feitos em código aberto. Isso garante que qualquer pessoa possa aproveitar o sistema, gratuitamente.

Sim e não. Explico: O Linux possui várias interface gráfica ao gosto do freguês, que nada mais é que os ícones, janelas, menus, botões e etc... O KDE é tão pesado quanto o Windows XP, e também é tão bem trabalhado graficamente quanto.

AntiX

Uma das distribuições rápidas e leves do Linux é o AntiX. Altamente recomendado para uso em dispositivos mais antigos ou com poucos recursos, ele requer apenas um mínimo de 128 MB de RAM, embora 256 MB seja recomendado e um espaço livre em disco de 2.7 GB, portanto hoje é quase insignificante.

SliTaz

SliTaz. O SliTaz é um dos Linux leves que também funciona quando é carregado na própria RAM. A imagem ISO possui menos de 30 MB e, apesar de ser leve, ele é bem completo e eficiente.

Mas porque o Linux é gratuito? Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva.

Baixa latência: O Linux é projetado para ser leve e rápido, o que o torna ideal para sistemas de tempo real, como servidores web e aplicativos de banco de dados. Além disso, o Linux é escalável, o que significa que ele pode ser facilmente adaptado para atender às necessidades crescentes de uma organização.

Cada sistema tem suas características, vantagens e desvantagens. Tudo vai depender dos seus objetivos e recursos. O Windows por ser mais popular e tem uma usabilidade mais conhecida. O Linux é um sistema mais seguro, estável, bem intuitivo e em diversos quesitos ganhou essa batalha.

Os mais leves e estáveis
Sendo assim, o que você procura para um PC mais fraco é uma distribuição com um Desktop Environment leve, minimalista e confiável. As interfaces mais leves são a LXQT, LXDE e XFCE, podendo a XFCE ser encontrada no Xubunto (um dos sabores do Ubuntu).

O Linux, da mesma forma que o Windows (Microsoft) e o macOS (Apple), é um sistema operacional baseado em Unix criado para desktops, mas que também é usado em servidores, smartphones, tablets e outros tipos de dispositivos, incluindo caixas bancários.

Ubuntu

O Ubuntu é o melhor tipo de sistema operacional para pessoas que estão começando no mundo do Linux. Podemos começar utilizando os aplicativos mais comuns e, com o decorrer do tempo, aprimorar o uso.

Os jogos mais populares de 2021 que você pode jogar no Linux

  • Minecraft.
  • Grand Theft Auto V.
  • Dota 2.
  • CS:GO.
  • Final Fantasy XIV Online.

Facilidade de uso
Algumas distribuições Linux, como o Linux Mint e o Ubuntu, são conhecidas por sua interface amigável e fácil de usar, tornando-as uma ótima opção para usuários iniciantes.

Além disso, se você está em busca de uma distro Linux parecida com o Windows, o Mint pode ser uma ótima alternativa, através da edição Cinnamon. Também existe uma excelente documentação online, além de uma comunidade bastante ativa.

antiX

Uma das muitas características do antiX é poder ser usado sem instalar, diretamente no pendrive e completamente independente do computador, perfeito para a sua privacidade quando usa um computador que não é seu.

O Linux é um sistema operacional de código aberto e é gratuito para uso pessoal e comercial. Por outro lado, o Windows é um sistema operacional proprietário e requer uma licença paga para uso comercial.

O Windows é amplamente utilizado e é conhecido por sua facilidade de uso, ampla disponibilidade de softwares e suporte aos mais diversos tipos de hardware. Por outro lado, o Linux é conhecido por sua flexibilidade, segurança e privacidade, além de ser uma opção mais econômica para empresas e usuários avançados.

No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. No ano de 1992, Linus Torvalds mudou a licença do núcleo Linux, de uma licença própria para uma licença livre compatível com a GPL do projeto GNU.