O que é mais perigoso nódulo ou cisto?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Cisto na mama é perigoso? Em um primeiro momento, descobrir um ou mais cistos na mama preocupa, principalmente porque eles costumam ser usados como sinônimos para os nódulos. Porém, os cistos são lesões menos perigosas que o popular caroço no seio.

Bom, e qual a diferença entre nódulo e cisto? A principal distinção é que o conteúdo do cisto é líquido, enquanto o do nódulo é endurecido. Além disso, cistos geralmente são benignos — mas somente o médico pode indicar se não é mesmo necessário investigar.

Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Cistos hemorrágicos
Igualmente, quando maiores que 6 cm, podem vir a se romper, derramando líquido na cavidade abdominal, o que pode causar dor intensa. Na ultrassonografia, o cisto hemorrágico apresenta conteúdo espesso, com um aspecto de teia de aranha em seu interior.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual. O cisto também pode romper um vaso sanguíneo e causar sangramento acompanhado de dor.

Embora a maioria dos cistos seja benigna, uma pequena porcentagem pode ser maligna. Às vezes, a única maneira de saber com certeza se o cisto é maligno é removê-lo cirurgicamente. Os cistos benignos podem ser acompanhados por exames de imagem ou removidos cirurgicamente.

Segundo o sistema público de saúde do Reino Unido, o NHS, a presença de cisto no ovário é comum e não costuma apresentar sintomas. Mas quando eles aparecem, pode haver vontade de urinar o tempo todo, dor durante relação sexual, dor pélvica, barriga inchada, constipação, sensação de inchaço mesmo comendo pouco.

O corpo é vivo e por isso as células estão sempre se regenerando. Dentro da célula tem um gene responsável pela divisão celular, necessário pelo processo de cicatrização. Quando ocorre um erro nesse processo, as células ficam se dividindo sem parar e aí se formam as lesões que podem ser nódulos, cistos ou pólipos.

Na grande maioria dos casos, os nódulos no pescoço surgem porque o organismo do paciente está combatendo algum tipo de doença, inflamação ou infecção. Quando os nódulos no pescoço são causados por esse motivo, eles geralmente desaparecem após 3 ou 4 semanas, sem que seja necessária qualquer intervenção médica.

Diante dos dois tipos de cisto, apenas um apresenta riscos de se tornar cancerígeno. É o caso do cisto de conteúdo sólido, também conhecido como carcinoma papilífero. Ele pode se tornar cancerígeno e para descobrir é necessária a realização de biópsia. Isso significa que o cisto espesso na mama não é perigoso!

Os nódulos benignos normalmente são mais macios e possuem bordas regulares na palpação. Já os nódulos suspeitos são duros e possuem bordas irregulares. O exame dos nódulos de mama sempre deve incluir o ultrassom de mamas. Quando a imagem for suspeita, é necessário também fazer uma biópsia por agulha.

O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.

Já um nódulo maligno é irregular e o formato se assemelha ao de uma estrela. Por mais que o autoexame ajude no diagnóstico de um câncer, ele não é totalmente confiável, já que detecta tumores em estágios já bastante avançados (só são percebidos por estarem já bastante grandes).

Apenas 2% dos cistos constituídos só de liquido e sem divisões (uniloculares) são malignos, ao passo que quando apresentam parte sólida, septos grossos, e multiloculares aumenta a chance de malignidade, que vai para 43%.

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção.