O que e mais perigoso colesterol ou triglicérides alto?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

O triglicerídeos, quando alto, não costuma ocasionar sintomas. Como há aumento do risco de doenças cardiovasculares, os sintomas podem estar atrelados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

AVC, angina e infarto são alguns dos problemas que podem ser causados pelo aumento dos níveis de triglicérides e colesterol no sangue.

Triglicerídeos alto, baixo e normal
Normal: menor que 150 mg / dL (1,7 mmol/L) Nível limite: de 150 a 199 mg / dL (1,8 a 2,2 mmol/L) Alto: de 200 a 499 mg / dL (2,3 a 5,6 mmol/L) Muito alto: 500 mg / dL ou superior (5,7 mmol/L ou superior)

Quais são as diferenças claras entre o colesterol e os triglicerídeos? Os triglicerídeos são um tipo de gordura do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Já o colesterol é uma gordura usada para a produção de células e certos hormônios.

Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Mas se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde.

Os principais representantes da farmacologia para triglicerídeos são o ácido nicotínico e os fibratos, que agem diminuindo os níveis de triglicérides no organismo. É importante ressaltar que nenhum tratamento deve ser iniciado sem orientação médica, isso pode acarretar consequências graves e até mesmo irreversíveis.

O alto nível de triglicerídeos no sangue provoca uma condição conhecida como hipertrigliceridemia. Nesses casos, há o risco do surgimento de doenças como síndrome metabólica, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e outros problemas de saúde.

No caso de hipertrigliceridemia (triglicerídeos elevados), a pessoa precisará deixar de ingerir ou diminuir o consumo de certos alimentos a fim de controlar o quadro. Alimentos fonte de gordura animal, por exemplo, devem ser evitados. Dentre eles temos: Carne vermelha ou gordurosa.

Para baixar os triglicerídeos é importante fazer algumas mudanças no estilo de vida, como diminuir o consumo de açúcar, aumentar o consumo de fibras, diminuir o peso corporal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3.

Medicamentos para colesterol alto: 8 principais opções

  • 1 – Sequestradores dos ácidos biliares. ...
  • 2 – Estatinas. ...
  • 3 – Ezetimiba. ...
  • 4 – Inibidores de PCSK9. ...
  • 5 – Fibratos. ...
  • 6 – Ácido nicotínico. ...
  • 7 – Ômega 3. ...
  • 8 – Inclisiran.

Parte dele vem da alimentação rica em gordura. O HDL, conhecido como colesterol bom, ajuda a remover o excedente do composto no sangue. Já o LDL, em excesso, pode causar complicações como infarto do miocárdio e AVC.

Da mesma forma, os médicos devem enfatizar o papel da atividade física, do controle da pressão e da taxa de açúcar no sangue dos diabéticos, na prevenção de infartos. Níveis de colesterol total acima de 240 conferem risco alto de infarto do miocárdio.

CHÁS PARA COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS:

  • Chá de canela. O chá de canela ajuda a reduzir as taxas de triglicerídeos alto por auxiliar na diminuição dos níveis de gordura no corpo, mas também possui algumas contraindicações. ...
  • Chá de salsa. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá preto. ...
  • Chá de alcachofra.

A principal causa de Triglicerídeos alto está na alimentação ou mesmo por conta da produção do nosso próprio organismo. Os triglicerídeos estão presentes nos alimentos ricos em carboidratos e gorduras saturadas: refrigerantes, açúcar, leite integral, queijos amarelos, carne vermelha e entre outros.