O que é mais moderno LED ou LCD?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

A tecnologia LED é a mais moderna e, portanto, a mais comercializada atualmente.

LCD LED- maior duração com menos consumo (50.000 horas ou mais). LCD – os fluorescentes da TV duram muito (50.000 horas ou mais). PLASMA – é a lanterna (30.000 horas ou mais). Muito importante em Home Theater e nem tanto no corporativo.

O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.

O LED é melhor para o uso doméstico, ou seja, para smart TVs, computadores, notebooks, celulares e tablets. Isso porque são mais econômicas e capazes de produzir imagens mais intensas, principalmente em relação a cores e contraste. No entanto, o LCD pode ser mais proveitoso para usos industriais e empresariais.

As TVs mais avançadas ainda são as de QLED, sigla para “Quantum Dot Light Emitting Diode”, ou “diodo emissor de luz com pontos quânticos”. Nessa tecnologia, o aparelho também é composto por um painel de LED que emite luz por trás da tela. A diferença é que existem também diodos emissores de luz com pontos quânticos.

Enquanto um monitor LCD padrão usa lâmpadas fluorescentes, um monitor LED usa diodos emissores de luz. Os monitores LED geralmente têm qualidade de imagem superior, mas sua retroiluminação vêm em várias configurações distintas, algumas das quais criam imagens melhores do que outras.

As TVs de LCD têm baixo consumo de energia, menor desgaste da tela, tela mais fina, são leve e menor custo de manutenção. São ideais para ambientes mais iluminados. A TV de LED é uma TV LCD com iluminação traseira modificada, tornando a qualidade de imagem ainda melhor.

100.000 horas

Em uma pesquisa rápida, em média, uma TV deve durar em torno de 100.000 horas.

As Smart TVs do tipo LED, QLED e OLED, por sua vez, são mais eficientes em termos de consumo de energia elétrica, podendo chegar a um consumo de 50 a 70 Watts, a depender do tamanho da tela. Um dos fatores que mais influenciam o consumo de energia elétrica em televisões é a sua tecnologia.

A dificuldade de fabricação de TVs de Plasma com resolução 4K também pesou contra a tecnologia. As expectativas em torno da popularização de TVs com tela OLED, consideradas mais sofisticadas, também contribuíram para a demanda pelo Plasma declinar.

E a resolução básica da atualidade para uma TV ser considerada boa é o 4K, que possui uma resolução quatro vezes maior que a Full HD. E entre tantos aparelhos e marcas, elencamos 10 modelos que podem ser consideradas as melhores TVs 4K em 2023.

TVs LCD fornecem uma boa imagem, mas quando comparados lado a lado, em geral, uma TV LED terá melhores níveis de preto e contrastes. A precisão de cor também será melhor em uma TV LED do que em uma televisão LCD.

A Smart Tv é uma televisão que possui acesso à internet e outros recursos tecnológicos, o que facilita para assistir filmes em plataformas de streaming, ouvir músicas ou pesquisar qualquer tipo de conteúdo na internet. Já a resolução LED é referente ao modo como a tela é iluminada e forma as imagens.

A vida útil do QLED é semelhante ao de outras TVs com backlight de LED, estimada em 60 mil horas, ou quase 7 anos. No entanto, a durabilidade real depende de fatores como o nível de brilho usado e as condições do ambiente.

Já quando a TV é smart, ela vai ter funções pra se conectar com outros aparelhos ou e vai ter acesso a vários aplicativos e recursos pela internet. Isso significa que você vai poder curtir o YouTube ou a Netflix direto da TV.

Quais as melhores marcas de TV no mercado brasileiro?

  • Samsung. Sendo referência em toda uma gama de produtos eletroeletrônicos em geral, a marca sul-coreana segue sendo não só uma das melhores marcas de TV, mas também como a maior fabricante de televisores no mundo. ...
  • LG. ...
  • TCL. ...
  • Philips. ...
  • Philco. ...
  • AOC. ...
  • Toshiba.

Para escolher a melhor, é fundamental considerar alguns critérios, como a nitidez da imagem e o acesso a canais de TV, streaming, aplicativos e video games. O primeiro passo é estudar o local onde a TV será instalada, qual a finalidade do uso e a tecnologia do modelo.

Em relação às LCD, ela é mais fina e mais econômica. Já a OLED é uma versão mais moderna da LED. Uma das maiores diferenças entre as duas, é o seu poder de transmitir tons de escuro mais puros, dando ainda mais contraste e nitidez às imagens. São ainda mais finas em relação às LED e também mais caras.

As telas LCDs funcionam com cores projetadas em uma transparência, ou seja, não brilham. Desse modo, a tela precisa de uma fonte de luz localizada na parte de trás, o backlight, para mostrar a imagem. Praticamente todos os equipamentos vendidos atualmente possuem essa estrutura, ou seja, todas são LCD.

Caso o usuário, realize atividades que não demandem um ótima qualidade de imagem, o melhor é o use de telas LCD. O monitor de LED Full HD é indicado para aqueles que buscam qualidade visual. Na hora do jogo ou de assistir um filme em alta resolução, as diferenças são visíveis.

Aliás, se você se pergunta qual a marca de TV mais vendida no Brasil, a nossa lista é uma boa mostra da resposta. O ranking é amplamente dominado pela Samsung, a líder em vendas no mercado nacional. Apenas uma das TVs mais vendidas em março aqui no Buscapé é de outra marca, no caso, a LG.