O que é mais importante ser eficiente ou ser eficaz?

Perguntado por: mramires . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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Eficiente é o que executa uma tarefa com qualidade, competência, excelência, com nenhum ou com o mínimo de erros. A eficiência está ligada ao modo de fazer uma tarefa. O eficaz faz o que é certo para atingir o objetivo inicialmente planejado. O eficiente faz com qualidade, mas nem sempre atinge um objetivo.

Ser eficaz é ser útil para alguém ou em alguma situação, de acordo com o dicionário, eficaz é ser capaz de alcançar o resultado desejado. Entendendo a diferença entre ser eficiente e ser eficaz, é possível perceber como pode ser e como deve comportar um profissional eficiente.

Para as organizações um funcionário eficiente produz de forma rápida e inteligente enquanto um funcionário eficaz produz a um nível elevado, desse modo, o ideal para os gestores e a combinação da eficiência e eficácia de modo que a organização consiga produzir e oferecer os melhores produtos e serviços, com maior ...

Basicamente, a diferença entre eficiência e eficácia é: enquanto o primeiro se refere a fazer algo bem feito, o segundo diz respeito a fazer o que precisa ser feito. Ou seja, temos aqui uma relação entre qualidade da execução e cumprimento da meta.

“A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…” “Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial”.

Confira a seguir 7 hábitos para ser mais eficiente e bem-sucedido:

  1. Ser proativo. Ser eficiente significa produzir rendimentos ou efeitos. ...
  2. Comece com o fim em mente. ...
  3. As prioridades em primeiro lugar. ...
  4. Pense de maneira vitoriosa. ...
  5. Entenda antes de ser entendido. ...
  6. Sinergia. ...
  7. Afie suas habilidades.

Uma gestão eficaz é aquela que vai além dos resultados financeiros, visando o crescimento sustentável de toda a empresa. Ela leva em consideração o bem-estar e satisfação da equipe e clientes, além de prezar pela responsabilidade social com a comunidade onde está inserida.

Definição de eficácia
Qualidade do que produz o resultado esperado; infalibilidade, segurança, validez”; “Capacidade de impressionar, de causar impacto”. “Capacidade de resolver problemas ou realizar atos específicos; aptidão, competência, produtividade”.

Uma pessoa eficaz é aquela que age com eficácia em suas ações, ou seja, cumpre todas as metas e objetivos planejados com qualidade e êxito. Alguns dos principais sinônimos de eficaz são: competente, proveitoso, profícuo, útil, válido, seguro, estável, ativo, capaz, produtivo e proveitoso.

Já a liderança eficiente, eficaz e efetiva, tem a função de administrar, liderar e, portanto, produzir bons resultados sem desperdício de tempo e custos. Por fim, o resultado esperado, é que os funcionários, a empresa e os clientes sairão vencendo.

Eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia é fazer as coisas certas.

Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade.

Para exemplificar, a eficiência seria a classificação do comportamento de alguém que agiu com perfeição na realização de um determinado trabalho. Exemplo: “O menino limpou o quarto com eficiência”.

Eficácia significa trabalhar nas coisas “certas”, isto é, naquilo que agrega valor à empresa e tem um impacto expressivo nas metas empresariais. Hoje em dia, poucas equipes são eficazes na tarefa de relacionar o trabalho atual às metas mais amplas da empresa.

Quando você mantém o equilíbrio entre a sua capacidade de produzir e o que é produzido, pode-se dizer que está sendo eficaz. Portanto, a eficácia é necessária em todos os planos: físico, financeiro e humano.

Sobre eficiência e eficácia, pode-se afirmar: A eficiência tem ênfase nos resultados. B. A eficácia tem preocupação de fazer as coisas corretas. C A eficácia preocupa-se em fazer as coisas de modo correto.

O que é ponto de equilíbrio? No ponto de equilíbrio, também chamado de break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, o lucro da empresa é zero, ou seja, é quando os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas fixas e variáveis, mas ainda não sobra nada para o empresário e seus sócios.

2. Eficácia. Refere-se a fazer a coisa certa, ou seja, é o grau de alcance de um determinado objetivo.

O sucesso de uma empresa, não importa seu porte, sua área de atuação, ou o cenário econômico em que ela está inserida, têm relação direta com a forma que ela é gerida. Uma gestão eficiente pode ser o diferencial para que um negócio tenha bons resultados, tanto a curto prazo quanto a longo prazo.