O que é mais importante perdoar ou pedir perdão?

Perguntado por: dtrindade6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê... Mas não importa saber qual das duas coisas é mais importante... É sempre importante saber que: Perdoar é o modo mais sublime de crescer, e pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar ...

A grande vantagem de pedir perdão é que depois, se existir perdão e reconciliação, a relação fica fortificada. O que acontece é que depois de passarem por uma dificuldade juntas, depois de resolverem um conflito, as pessoas, sentem-se mais próximas, unidas e com mais confiança.

“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).

Para a psicanálise, a dificuldade de desculpar tem a ver com a intensidade da chamada “dor narcísica”, aquela causada pelo que fere a autoestima. Quanto mais intensa for essa dor, mais difícil é o perdão. O caminho para desfazer esse nó é entender a fundo as emoções negativas atadas a ele.

O Senhor ensinou: “Deveis perdoar-vos uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior.

Perdoar é reconhecer que alguém errou contra você, contudo, optar em deixar o rancor de lado em relação a essa pessoa. O perdão é um ato de decisão no que se refere às questões internas que perturbam a paz de um indivíduo.

A primeira é repreender o ofensor. Por que é necessário repreendê-lo? Essa conversa permite que o ofensor reconheça o pecado cometido e peça perdão a Deus e àqueles a quem ele ofendeu. Em seguida, se o ofensor se arrepender, o ofendido deve conceder perdão.

A expressão "pedir perdão" é usada quando alguém reconhece o seu erro e pede desculpas para a pessoa com quem foi injusto.

Ela está totalmente ligada aos nossos valores pessoais, a nossa visão que temos do mundo. Nesse sentido, o pedido de desculpas pode servir para reaver a nossa postura perante um erro. Até mesmo porque admitir um erro e assumir as responsabilidades por um acontecimento é um verdadeiro ato de coragem e humildade.

Como perdoar alguém que te magoou

  1. Preste atenção aos padrões. Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. ...
  2. Cuidado com as interpretações. ...
  3. Aprenda a lidar com os erros. ...
  4. Perdoe-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Para a psicologia, a definição do perdão é, basicamente, “uma decisão consciente de liberar sentimentos de ressentimento em relação a uma pessoa que o prejudicou, independentemente de ela merecer isso ou não.”

Em Mateus 6:12, Jesus ensina-nos a orar, “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”. Ele tornou claro que a oferta de perdão de Deus é inseparável da nossa vontade de perdoar os outros.

1 Tem amisericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas btransgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 aLava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu aconheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Todo pedido de desculpas deve começar com duas ou três palavras mágicas: "Sinto muito", "Peço desculpas" ou qualquer outra variação disso, como, "Foi mal", "Eu errei" ou "Me perdoa". As palavras que devem ser usadas variam de acordo com a situação e a proximidade com a pessoa com quem você pretende se desculpar.

De fato, perdoar é um ato nobre do ser humano. Contudo, perdoar uma traição não significa de forma alguma que se queira retomar o relacionamento com a pessoa que traiu. Para algumas pessoas, realmente traição é algo imperdoável, principalmente quando o ato aconteceu diversas vezes e com várias pessoas.

Aqueles que falaram mal de nós e que mentiram a nosso respeito perante o mundo. Não guardamos mágoa no coração contra eles. Dizemos: Que Deus julgue entre eles e nós; que Ele os recompense por suas obras. [Ver D&C 64:11.]

O perdão depende de uma decisão, mas ele é um processo que pode demorar algumas estações. Cada um perdoa no seu ritmo — e quanto mais profunda é a mágoa — mais tempo o processo costuma levar. Uma das razões que explicam a dificuldade de perdoar, é porque entrar em contato com as nossas mágoas pode ser dolorido demais.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Além disso, quando você não perdoa, você é tomado por diversos sentimentos negativos e prejudiciais. O ressentimento desgasta física e emocionalmente. Aliás, é um sentimento que pode levar à distúrbios mentais e emocionais.