O que é mais importante a vocação ou o mercado de trabalho?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

A melhor maneira de chegar a uma decisão acertada é não escolher entre vocação ou mercado de trabalho, mas sim levar ambos em consideração — ou seja, pensar nas suas habilidades, naquilo que traz satisfação e que oferece boas oportunidades de emprego.

Por que ela é importante? Além de auxiliar a direcionar a escolha sobre a carreira, a vocação tem outros benefícios que evidenciam a sua importância. O principal é que ao trabalhar em uma área para a qual você tem essa aptidão, há mais chance de ter satisfação na vida profissional.

A importância do mercado de trabalho está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico de um país. Assim, quanto mais pessoas com alguma ocupação, maior é o consumo. E, como consequência, quanto maior o consumo, mais a atividade econômica cresce.

Vocação é um convite pessoal, que Deus dirige a cada um. Cada ser humano tem algo de pessoal e uma maneira pessoal de realizá-lo. Ao descobrir sua vocação, o homem está descobrindo-se a si mesmo. Daí a necessidade de permanecer atento a tudo, para perceber a própria vocação.

Dessa forma, enquanto a vocação profissional indica a profissão na qual você possui habilidades naturais e gosto em realizar, a escolha profissional exige que você avalie se o melhor é seguir sua vocação ou adequar-se ao mercado. Essa é, enfim, uma decisão importante a se tomar.

Capacidade ou interesse natural por quaisquer coisas - talento: vocação para música; vocação para o canto; vocação para a escrita. Aptidão natural: um médico de vocação. [Jurídico] Convocação feita à alguém para que esta pessoa tome posse daquilo que lhe pertence por direito. Vocação hereditária.

A vocação é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além da capacidade humana, mas concretizada graças à capacidade que Ele em nós efetiva. Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito.

Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.

Distinção entre trabalho e profissão
A diferença é que qualquer um pode ter um trabalho, já que ele só representa a atividade feira. Uma profissão é mais complexa, pois demanda estudo e especialização para, aí sim, realizar os trabalhos.

Como descobrir minha vocação?

  1. Observe suas características. Exercite o autoconhecimento e busque suas principais características: o que você gosta de fazer? ...
  2. Descarte o que não quer. ...
  3. Busque atividades que gerem prazer. ...
  4. Converse com profissionais das áreas de seu interesse. ...
  5. Confira quais são as tendências do mercado.

Busque identificar características pessoais
Ele é fundamental para entender quais são as características que mais se destacam em alguém. Além disso, temos inquietações que podem ser um indício para a vocação profissional. Uma forma de descobrir é conversar muito com amigos sobre motivações e pesquisar carreiras.

Padeiros, açougueiros, chefes de cozinha, eletricistas, marceneiros e mecânicos, das chamadas profissões de ofício, também estão em falta no mercado de trabalho brasileiro. Dessa forma, pessoas que dominam essas funções têm mais chances de conquistar maior estabilidade no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho é uma expressão usada para caracterizar as relações entre as empresas que oferecem vagas de trabalho e as pessoas que estão em busca dessas oportunidades. O conceito abrange diferentes formas de emprego remunerado, incluindo as vagas formais e informais.

No mercado de trabalho, ser protagonista significa tomar as próprias decisões e assumir a responsabilidade pela sua vida profissional. Quando uma pessoa tem esse valor, ela não permite que o seu destino fique nas mãos da empresa, logo tem comprometimento com entregas e autoconfiança.

Você sabia que a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica? Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

Vocacionado vem do verbo vocacionar. O mesmo que: guiado, direcionado, orientado, encaminhado, norteado, acompanhado, escoltado, liderado, aconselhado.

A vocação é formada por dois elementos: a aptidão que uma pessoa tem para fazer determinada coisa e o interesse que ela sente por aquilo. O interesse vem de fora, ou seja, é influenciado pelas experiências individuais e pelo ambiente em que cada pesssoa vive.

Existem diversos tipos de vocação, que podem ser na área religiosa, da educação, da saúde, de exatas, de humanas etc. Algumas pessoas têm a política como vocação, já outras a Medicina. Há ainda o canto, as artes de maneira geral, o lidar com crianças e outras tantas vocações.