O que é mais forte zolpidem ou clonazepam?

Perguntado por: dmello9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Como o zolpidem atua de forma mais seletiva, age apenas como indutor do sono, e o clonazepam que tem uma ação mais ampla, age como indutor o sono, ansiolítico, antiepileptico e relaxante muscular.

Recomendação da Zaleplona (Sonata) Sua principal indicação é para rápida indução de sono (mais rápida que o Zolpidem), com pouco efeito em sua manutenção, podendo ser utilizada no meio da noite, em casos de despertar precoce, sem preocupações de acordar grogue na manhã seguinte.

O zolpidem é um indutor do sono e provoca dependência. O diazepam é um tranquilizante benzodiazepínico e provoca muita dependência, mais que o zolpidem.

Lioram 10mg, caixa com 10 comprimidos revestidos.

Importante observar que o medicamento pode ter ação por até 8 horas, de modo que, caso você venha fazer uso do medicamento, deve evitar atividades que exijam atenção, habilidades manuais e intelectuais durante este período, pois elas poderão estar prejudicadas.

O Zolpidem é uma medicação hipnótica e como efeito colateral raro pode apresentar esse tipo de alucianção (independente de haver transtorno bipolar associado). O mais seguro seria deitar-se imediatamente após a ingesta do medicamento, para evitar reações desagradáveis.

Você deve tomar hemitartarato de zolpidem em dose única e não tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Deve-se utilizar a menor dose diária efetiva de hemitartarato de zolpidem e não deve exceder 10 mg.

O zolpidem atua num receptor dos nossos neurônios e mexe com um químico cerebral chamado ácido gama-aminobutírico, também conhecido pela sigla Gaba. "Isso, por sua vez, promove uma cascata de eventos que faz a gente ficar sedado e dormir", explica a médica Sandra Doria, do Instituto do Sono, em São Paulo.

Não há problema em utilizar os dois medicamentos juntos, porém é importante entender os motivos que levam à sua utilização. O uso crônico pode gerar tolerância aos medicamentos.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Clonazepam está indicado isoladamente ou como adjuvante no tratamento das crises epilépticas mioclônicas, acinéticas, ausências típicas (pequeno mal), ausências atípicas (síndrome de Lennox-Gastaut). Clonazepam está indicado como medicação de segunda linha em espasmos infantis (Síndrome de West).

O zolpidem, muitas vezes, é utilizado como adjuvante para o tratamento de transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade. “A insônia costuma ser um efeito desses transtornos, e o paciente fica com muita dificuldade de dormir.

Se fizer uso de Zolpidem, medicamento eficaz e comumente utilizado para o tratamento insonia, e houver demora para deitar na cama e iniciar o sono, ou simplesmente tentar resistir ao efeito de indução de sono do medicamento, isso poderá provocar alucinações visuais e auditivas.

O efeito do medicamento é de até quatro horas. Mas raramente o zolpidem resolve o problema sozinho, segundo Becker. Isso porque é preciso tratar também a origem da insônia, que pode ser estresse, quebra de rotina, falta de higiene do sono, depressão, ansiedade, bipolaridade, TDAH, apneia e por aí vai.

O zolpidem é um indutor do sono que costuma agir de forma bastante rápida, levando apenas alguns minutos para ter efeito - devido a isto, é recomendado que seja tomado imediatamente antes de dormir, após o paciente já ter realizado suas atividades prévias ao sono (ir ao banheiro, escovar os dentes, beber água, etc.).

Você deve tomar hemitartarato de zolpidem em dose única e não tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Deve-se utilizar a menor dose diária efetiva de hemitartarato de zolpidem e não deve exceder 10 mg. zolpidem, pode resultar em sedação, depressão respiratória, coma e óbito.

O uso prolongado do zolpidem não é recomendado e a duração do tratamento, deve ser a menor possível, e assim como com todos os hipnóticos, não deve ultrapassar 4 semanas.

Os que eu conheço são o Stilnox® e o Zolfast®. Outra opção é o Patz®, que por ser de 5mg não precisa ser partido ao meio.