O que é mais forte tramadol ou morfina?

Perguntado por: aveiga2 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

As evidências sugeridas foram de que o tramadol pode ser menos eficaz que a morfina no controle da dor. Seu papel como analgésico para a dor do câncer não é claro; Não há informações para o uso de tramadol em pediatria.

Após tomar doses muito altas, podem ocorrer pupilas muito contraídas, vômito, queda da pressão sanguínea, batimento cardíaco acelerado, colapso, distúrbios de consciência podendo levar ao coma, convulsões e depressão respiratória até parada respiratória. Em tais casos um médico deve ser chamado imediatamente.

Você pode tomar vários medicamentos ao mesmo tempo sem nenhum problema. Exemplo: codeína, dipirona, metadona, morfina, paraceta- mol, fentanil transdérmico e tramadol. Estes medicamentos são utilizados para tratar a dor.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

02/06/2021 Profissional de saúde 1ª - Concordo, Realmente o tramadol não é superior à codeína e tem muitos mais efeitos colaterais.

Anangor 50mg, caixa com 10 cápsulas.

O cloridrato de tramadol é indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave.

Adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade. Uma a duas cápsulas de Tramal (equivalente a 50 ou 100 mg de cloridrato de tramadol). Dependendo da dor o efeito dura cerca de 4 a 8 horas.

O fenômeno de tolerância ao medicamento se refere à perda gradual de efeito que pode ser observado quando usamos um fármaco repetidamente. No caso do opioides, a tolerância ocorre muito rapidamente se o fármaco não for bem manejado. Nesses casos, mesmo doses enormes de morfina não farão mais o efeito desejado.

Na maioria dos casos a dor é controlada com uma dose entre 10 e 30 mg, a cada 4 horas. Não existe “dose teto” ou limite diário para o uso de morfina (a dose máxima é limitada pela ocorrência de efeitos adversos de difícil controle).

Tramal contém uma substância ativa que pertence ao grupo de opioides. Os opioides podem causar distúrbios respiratórios associados ao sono como, por exemplo, apneia central do sono (rasa/pausa da respiração durante o sono) e hipoxemia relacionada ao sono (baixo nível de oxigênio no sangue).

Adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade
A dose inicial é 50-100 mg de Cloridrato de Tramadol duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Se o alívio da dor for insuficiente, a dose pode ser aumentada até 150 mg ou 200 mg de Cloridrato de Tramadol duas vezes ao dia.

Se não surtir efeito após 30-60 minutos, 1 ml pode ser administrado novamente. Se para dor grave uma dose maior for necessária, 2 ml de Tramal solução injetável (equivalente a 100 mg de cloridrato de tramadol) podem ser administrados.

O fentanil é um poderoso opioide sintético semelhante à morfina, mas 50 a 100 vezes mais potente. É um medicamento prescrito que também é feito e usado ilegalmente.

Cloridrato de Tramadol é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a Cloridrato de Tramadol ou a qualquer componente da fórmula; é também contraindicado nas intoxicações agudas por álcool, hipnóticos, analgésicos, opioides e outros psicotrópicos.

Principalmente indicada para o alívio da dor intensa, a Morfina é um remédio que age diretamente no sistema nervoso central, agindo também em outros órgãos do corpo com musculatura lisa. O mecanismo de atuação da morfina consiste em dificultar os receptores de dor, aliviando a dor sentida pelo paciente.

Os principais efeitos colaterais da morfina são: tontura; vertigem; sedação; náusea; vômito e transpiração excessiva. Em casos mais graves, a morfina pode causar: depressão respiratória; depressão circulatória; confusão mental; parada respiratória; choque e parada cardíaca.

A principal diferença entre a codeína e a morfina é que, apesar de ambas serem derivadas da papoula, uma é mais potente que a outra. Estima-se que a morfina seja 12 vezes mais potente que a codeína, sendo indicada para casos mais extremos.

Os opioides geralmente são divididos em dois grupos:

  • Opioides fracos – codeína e di-hidrocodeína;
  • Opioides fortes – tramadol, metadona, fentanil, morfina e oxicodona.

FDA recomenda uso mais restrito da codeína e do tramadol, saiba os motivos. A Food and Drug Administration (FDA) está restringindo o uso de codeína e tramadol em crianças. A codeína é aprovada para tratar a dor e a tosse, o tramadol é aprovado para tratar a dor, ambos apenas para uso em adultos.

Continuar lendo Tem morfina no tramadol?