O que é mais forte hidrocortisona ou dexametasona?

Perguntado por: achaves6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Esses medicamentos variam em potência. Por exemplo, a hidrocortisona é mais fraca que a prednisona, a metilprednisolona é mais forte e a dexametasona é muito potente.

A prednisona é receitada para diversas condições clínicas mais intensas por sua alta eficácia no controle de inflamações.

Os corticoides intranasais são considerados os medicamentos mais eficazes no controle dos sintomas da rinite alérgica, sendo bastante seguros com relação aos efeitos colaterais.

Medicamentos Similares do Acetato de Hidrocortisona

  • Cortigen 10mg/g, caixa com 1 bisnaga com 20g de creme de uso dermatológico. Similar. ...
  • Cortisonal Creme 10mg/g, caixa com 1 bisnaga com 20g de creme de uso dermatológico. Similar. ...
  • Therasona 11mg/g, caixa com 1 bisnaga com 25g de creme de uso dermatológico. Similar.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Hidrocortisona Injetável. Distúrbios hidroeletrolíticos: retenção de sódio, retenção de líquido, insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis, hipertensão, perda de potássio, alcalose hipocalcêmica.

A resposta inicial ocorre em 7 dias. Os fatores que aumentam a absorção percutânea incluem: grau de inflamação da pele, uso oclusivo, tipo de veículo e concentração do produto. O Acetato de Hidrocortisona é metabolizada no tecido em componentes biologicamente inativos, incluindo os glicuronídios e sulfatos.

A meia-vida do succinato sódico de hidrocortisona após administração endovenosa é de 1,5 a 3,5 horas e a duração de seus efeitos anti-inflamatórios aproxima-se da duração da supressão do eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal, que varia de 1,25 a 1,5 dias para uma dose de 250 mg.

Prednisona a 1 mg/kg/dia, diariamente ou três vezes por semana, pode substituir a dexametasona quando a terapia com esteroides de longo prazo é necessária.

A dexametasona é usada principalmente em afecções alérgicas e inflamatórias e outras doenças que respondem aos glicocorticoides.

O efeito máximo demora cerca de uma a duas horas e a duração da ação é de aproximadamente 2,75 dias.

Após análise da literatura foi possível concluir que uma única dose oral de prednisolona é menos eficaz do que uma única dose oral de dexametasona na redução de reapresentação dos quadros de laringite leve a moderado.

O medicamento começa a fazer efeito entre 3 a 4 horas após a ingestão do remédio. O quadro geral do paciente começa a melhorar após alguns dias de uso contínuo. O que acontece se tomar prednisona à noite? O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

O Dr. Rodrigo Santucci, diretor médico do Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia, aponta que esse inchaço acontece porque o corticoide ajuda a reter líquido e sódio.

Como aliviar uma crise de rinite alérgica?

  • Higienize o seu nariz. Uma dica muito legal é fazer a higienização do seu nariz. ...
  • Faça uma leve inalação. ...
  • Tome bastante água. ...
  • Use as medicações prescritas pelo médico. ...
  • Higienização frequente. ...
  • Cuidado com os alergênicos. ...
  • Uso de medicamentos. ...
  • Realização da imunoterapia.

O melhor tratamento para a alergia de pele depende do caso e deve ser recomendado por um médico. Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.

Regra 2: A hidrocortisona é o corticoide disponível com maior potência mineralocorticoide. Prednisona e metilprednisolona possuem efeito mineralocorticoide um pouco menor, e os demais não têm efeito mineralocortcoide significativo.

Assim, o antibiótico atua no combate ao agente causador, enquanto o anti-inflamatório é receitado para combater sintomas, como inchaços e dores.

Os efeitos colaterais do corticoide são mais comuns em casos de uso prolongado. Entre eles, a pessoa pode ter cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia, aumento de colesterol e de triglicerídeos, dor de cabeça e glaucoma.

Por exemplo, a hidrocortisona é mais fraca que a prednisona, a metilprednisolona é mais forte e a dexametasona é muito potente.

A hidrocortisona, princípio ativo deste medicamento, pertence a um grupo de medicamentos denominados esteroides, que ajudam a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele.