O que é mais forte ferro ou alumínio?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 2 de junho de 2023
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Em termos de propriedades químicas, o ferro é menos resistente à corrosão do que o alumínio. O alumínio é altamente resistente à corrosão, devido à sua camada de óxido protetora que se forma na sua superfície quando exposto ao ar.

Por isso, quando alguém lhe perguntar “aço ou ferro, qual é mais resistente", você pode responder com tranquilidade: o aço. Ou seja, por não ser 100% feito de um mesmo material, o aço se torna mais forte.

A primeira diferença entre alumínio e aço é a composição das ligas, enquanto o alumínio faz parte do grupo de metais não ferrosos (contam com baixa ou nenhuma proporção de ferro em sua composição), o aço é um metal ferroso (formado por ferro e outros componentes).

A prata, o alumínio e o cobre não têm a sua corrosão muito intensa, porque ao se oxidarem eles naturalmente formam uma espécie de película protetora que impede que o restante do material sofra a corrosão.

O alumínio é altamente resistente ao tempo, mesmo em atmosferas industriais, que frequentemente corroem outros metais. É também resistente a vários ácidos. Já o Ferro fundido não tem a mesma resistência ao ser exposto ao tempo, pois o material se deteriora com facilidade em contato com o oxigênio.

Osmio. Começaremos nossa jornada pelo metal conhecido como ósmio, um elemento químico extremamente raro e denso. Com uma densidade aproximadamente duas vezes maior do que a do chumbo, o ósmio é notável por sua resistência à corrosão e sua capacidade de suportar altas temperaturas.

Se você quer saber qual chapa metálica não enferruja, o aço inox é a resposta. E por que isso acontece? Porque o aço inoxidável possui uma composição distinta: ferro, cromo, níquel e outros metais. Essa composição torna o material extremamente resistente.

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.

tungstênio

O resultado mudou a história do tungstênio: um material que combina alta resistência, tenacidade e alta dureza. Na verdade, o carboneto de tungstênio é tão duro que o único material natural que pode arranhá-lo é um diamante.

Resistência. A peça de ferro puro é frágil e não serve para grandes estruturas. De modo geral, o aço conta com a vantagem de receber elementos de liga que aumentam a sua resistência, como o cromo (no caso do aço inoxidável). Além disso, o aço é mais maleável e adaptável para diferentes aplicações.

Confira a lista dos metais mais resistentes do mundo

  • Osmio. Começaremos nossa jornada pelo metal conhecido como ósmio, um elemento químico extremamente raro e denso. ...
  • Tungstênio. O tungstênio é outro metal de destaque quando se trata de resistência. ...
  • Titânio. ...
  • Maraging. ...
  • Grafeno.

A principal desvantagem do alumínio é que a sua leveza e versatilidade são contra balanceadas com a sua baixa resistência. Obras que exigem que o material sustente condições diversas de peso e força costumam não aderir a esse material.

O alumínio 7075 é, sem dúvida, a liga de alumínio que oferece maior resistência mecânica. Afinal, é composta majoritariamente por quatro metais conhecidos por serem extremamente fortes: alumínio, zinco, magnésio e cobre.

Como o alumínio não contém ferro ou aço em sua composição, é certo dizer que a matéria-prima não enferruja. No entanto, alumínio oxida ao entrar em contato com o oxigênio. Nesse caso, ao contrário do que acontece com metais ferrosos, a oxidação cria uma camada de proteção sobre o alumínio.

"O alumínio reage muito rapidamente ao oxigênio, criando uma fina camada de óxido de alumínio (Al2O3) em sua superfície externa, que impede que mais oxigênio chegue ao metal, protegendo-o," explica Casper van der Eijk, da Fundação para Pesquisa Científica e Industrial da Noruega.

O problema do ferro é que ele continua oxidando mesmo depois de formar uma película externa irregular enquanto que o alumínio forma uma película protetora completa e rapidamente, e assim para de reagir com o oxigênio.

Hoje em dia usa-se principalmente Magnésio e Zinco, em placas instaladas nos lemes, hélices e espaçadas pelo casco. Pelo menos uma vez por ano elas precisam ser trocadas, mas o casco graças a isso sofre muito menos danos.