O que é mais forte clonazepam ou diazepam?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O clonazepam tende a ser ligeiramente menos sedativo que o diazepam, que por sua vez tem um tempo de ação no organismo muito mais longo que o clonazepam.

Ambos Bromazepam e clonazepam são remédios benzodiazepínicos, portanto, da mesma classe de medicamentos e com ação idêntica. A questão de força depende da dose utilizada, ambos são eficazes para quadros de ansiedade e insônia, mas devem ser utilizados por tempo curto pelo risco de dependência.

Alprazolam. Esse é de longe o ansiolítico mais recomendado pelos médicos – sendo um derivado do benzodiazepínico – que consegue atuar no tratamento de insônia, agorafobia, síndrome do pânico, crises de ansiedade e do estresse intenso. O alprazolam é um medicamento com grande potência e uma ação imediata.

Transtornos de ansiedade: ansiedades em geral, distúrbio do pânico com ou sem agorafobia e fobia social. Transtornos do humor: transtorno afetivo bipolar, tratamento da mania, depressão maior. Síndromes psicóticas: tratamento da acatisia.

Quem toma diazepam pode tomar clonazepam? Não juntos. Como estes dois tipos são da mesma classe, não devem ser misturados, pois haveria uma ingestão de dosagem alta, já que se somariam, trazendo riscos de superdosagem e até levar a parada respiratória.

Ambos são benzodiazepinicos, o Diazepam tem meia vida mais curta e é usado para situações emergenciais. O Rivotril é usado para ansiedade e insônia, dura mais tempo no corpo.

Apenas 01 semana de uso de Diazepam - em dose habitual - não é suficiente para causar sintomas de abstinência após a retirada. A persistência da insônia é um indicativo que a causa dela não foi elucidada nem tratada e por isso é necessário fazer uma investigação com um profissional habilitado.

O comprimido de clonazepam de 2 mg é o mais forte disponível.

Dose inicial
1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.

Administrado oralmente ou por via de injeção, o Diazepam é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, criado para o tratamento de sintomas relacionados à ansiedade, sendo assim, caracterizado como um ansiolítico.

De acordo com um levantamento do Close-Up International, o medicamento Ansitec, da Libbs Farmacêutica, destinado ao tratamento de distúrbios de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada e no alívio em curto prazo dos sintomas de ansiedade, acompanhados ou não de depressão, é o medicamento mais vendido no ...

A dose diária máxima recomendada é de 20 mg e não deve ser excedida. O uso de múltiplos anticonvulsivantes pode resultar no aumento dos efeitos adversos depressores.

No mercado, os principais representantes dos ansiolíticos são o Rivotril, o Lexotan e o Xanax. Esse trio de ansiolíticos ocupa as 3 primeiras posições de medicamentos mais vendidos. Todos eles pertencem à classe dos benzodiazepínicos, que são medicamentos cuja ação ocorre diretamente no Sistema Nervoso Central.

Exemplos de medicamentos que devem ser usados com muita cautela ou simplesmente não usados juntamente com o clonazepam são alprazolam, amitriptilina, fenobarbital, clorpromazina, diazepam, valeriana, entre muitos outros.

A dose inicial do clonazepam em gotas é de 2 a 3 gotas (0,2 mg a 0,3 mg) tomadas duas vezes por dia. Pode-se aumentar 1 a 2 gotas em cada tomada a cada três dias, até atingir a dose alvo diária de 1,0 a 2,0 mg por dia.

Trata-se de um neurotransmissor inibitório, responsável por diminuir a excitação, a agitação, a tensão e o estado de alerta, trazendo relaxamento, sonolência e sensação de calma”, descreve a psiquiatra Gisele Gus Manfro, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Diazepam comprimidos: Diazepam comprimidos começa a fazer efeito 15 a 45 minutos após administração, e a sua concentração máxima é atingida 30 a 90 minutos após administração e dura cerca de 2 a 3 horas.

O diazepam não costuma afetar o ganho de massa muscular e nem tem a propriedade de emagrecer.

O clonazepam ou Rivotril age rapidamente. Portanto, entre 30 e 60 minutos após a ingestão, o medicamento já começa a atuar no organismo. O efeito do Rivotril perdura por até 8 horas em adultos, e 12 horas em crianças.