O que é mais fácil perdoar pecados?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

23O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'levanta-te e anda'? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”.

Perdoar é uma união de arrependimento e sacrifício. Só há perdão se uma das partes estiver de fato arrependida e a outra verdadeiramente disposta a sentir a compaixão. Perdoar requer assumir os erros que cometemos e, acima de tudo, nos perdoarmos a nós mesmos.

É reconhecer nosso potencial para mudar as circunstâncias em que nos achamos, não importa quão graves sejam. Ao mesmo tempo, é o entendimento de que ninguém tem motivos para se rebaixar, se envergonhar dos erros, punir-se com a paralisia diante da culpa e da vergonha.

Significado de Indulgente
adjetivo Que é tolerante; que perdoa com facilidade; que desculpa facilmente: chefe indulgente.

Perdoar a si próprio pode ser mais difícil do que perdoar a outras pessoas e isso tem uma razão muito humana de ser. Somos acostumados a julgarmos e entendermos que, através do perdão do outro, seremos felizes, mas temos dificuldades em enxergarmos os próprios erros e a nos vermos como seres imperfeitos.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

Precisamos aprender a ser misericordiosos como o Senhor é misericordioso conosco. Temos de perdoar uma, duas, três, tantas vezes forem necessárias. O perdão não é para o outro, mas para nosso próprio coração, que não ficará fechado, aniquilado, magoado nem ressentido.

Jesus apenas perguntou sobre o que era mais fácil: dizer que os pecados do paralítico estavam perdoados ou que ele pegasse a sua cama e fosse para casa. E para mostrar que tinha o poder de perdoar e curar, disse: “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”.

De fato, perdoar não é uma coisa muito fácil, mas, também, não é nada impossível. Quem perdoa é humilde de coração. É sinal de que entendeu a mensagem de Jesus, pois o Seu maior exemplo neste mundo foi dado no alto da cruz, ao rogar para seus algozes: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem".

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Os tipos de perd o
Outro tipo de perdão é o perdão parcial. Esse perdão é concedido quando você perdoa, mas deixa bem claro para o ofensor que não espere que você esqueça o que ocorreu; ou que você lhe perdoa, mas não o quer mais ver.

Erguer e pôr em pé.

verbo pronominal Pôr-se de pé; erguer-se; acordar: levanto-me cedo.

8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado!

O primeiro a perdoar é o mais forte. E o primeiro a esquecer é o mais feliz. O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso.

Quem perdoa demais, deixa os outros fazerem o que quiserem. Quem perdoa demais pode estar inseguro consigo mesmo, por isso perdoa todo mundo; ou então, estar inseguro naquele relacionamento, pois perdoa sempre aquela pessoa. Perdoar, nesses casos, pode significar insegurança.