O que é mais fácil perder peso ou ganhar massa muscular?

Perguntado por: hinfante . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Por fim, não se esqueça que ganhar massa muscular é um processo mais demorado do que emagrecer. É mais fácil perder 5 quilos de gordura do que ganhar 5 quilos de massa muscular. Ambos os efeitos, no entanto, são poderosos do ponte de vista estético.

Em algum momento da vida, a perda de massa muscular é inevitável. Porém, existem algumas ações que ajudam a desacelerar esse processo, sem prejudicar a sua rotina.

“Existem várias formas de medir a porcentagem de gordura corporal, mas o padrão ouro de melhor acurácia é o exame Dexa de composição corporal. Ele é um aparelho de densitometria que analisa precisamente a massa muscular, a massa gorda e também o tecido ósseo.

Para perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, é preciso praticar atividade física diariamente e ter uma dieta equilibrada, com aumento na quantidade de proteínas e gorduras boas.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

Ao fazer uma dieta com restrição calórica, você perde gordura e músculos. A diminuição da massa muscular afeta a força física e influencia no metabolismo do corpo – o processo que transforma alimentos em energia.

Se você quer emagrecer sem perder massa muscular, talvez seja necessário incluir algum complemento na sua dieta. “Suplementos como vitamina D e BCAA, segundo estudos, podem trazer benefícios”, finaliza o nutrólogo.

Por que a dor no corpo surge após a musculação? A dor muscular, é, portanto, resultante do distúrbio metabólico necessário para a recuperação tecidual. Essa recuperação consiste na reposição de glicogênio dos músculos e pode durar minutos, horas ou até dias após o treino.

Para quem quer ganhar massa muscular, o recomendado é treinos com mais carga e menos repetições. Durante os movimentos, quanto mais força mais volume é gerado – mas lembre-se de encontrar a carga certa através de testes leves e rápidos para evitar lesões durante o treino.

Os programas de treinamento propostos nesses estudos variaram de 2 semanas a 1 ano, e encontraram resultados que se diferenciaram entre 0kg e 7,2kg, com uma média de ganho de massa muscular de 1,1kg.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha. 2 - Antes de tentar suar a camisa até ficar esgotada na academia, fique de olho na sua dieta e nos seus hábitos de frequência ao banheiro.

Algumas dicas de como perder a gordura abdominal envolvem a ingestão de chá verde, a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e saudável, inclusive com alimentos ricos em fibra e termogênicos, além da realização de massagens na barriga com cremes redutores.

Em três meses de exercícios físicos aeróbicos (esteira, elíptico, bike), musculação e alimentação saudável, uma pessoa pode perceber: Emagrecimento. Geralmente, com uma reeducação alimentar e redução da ingestão diária, o emagrecimento vem sozinho.

Fase 3 e 4 (3º mês): Já nesta fase, o metabolismo começa a acelerar e as endorfinas são liberada em doses maiores no organismo. Por isso, surgem os primeiros ganhos de força e hipertrofia. Também é possível sentir a queima de gordura de maneira mais acentuada.

Enquanto a musculação aumenta o metabolismo, o cardio aumenta o gasto energético diário. Sendo assim, ambas são de grande importância no processo de emagrecimento”, explica o educador físico da Bio Ritmo, Andre Felipe Coelho.

Para uma mudança de peso ser notada em seu rosto, você precisa mudar o seu IMC em 1,33 pontos, segundo o estudo. Isso significa que uma mulher e um homem de estatura média precisariam ganhar ou perder 3,6 kg e 4,08 kg, respectivamente.

Os treinos aeróbicos são ideais para queima de gordura, já que captam a gordura corporal como reserva energética do corpo, por isso são exercícios que ajudam a emagrecer. São atividades como corridas, caminhadas, bicicleta e natação”, afirma o educador físico Alexandre Augusto.

Uma dúvida recorrente entre quem pratica atividade física e quer ver os resultados na prática é se malhar em jejum (ou seja, sem comer nada) é mais eficiente do que alimentado. Embora muitos profissionais da área se empenhem em responder essa questão, a verdade é que não existe uma resposta definitiva.

Segundo a especialista, jejum não emagrece, pular refeições não emagrece e cortar determinados alimentos também não emagrece. Fazendo isso nosso corpo tende a economizar energia.

Quantidade de ovos ideal para quem busca ganhar massa muscular: Mas no geral, os estudos avaliam que um consumo de 4 ovos por dia, 4 dias por semana podem ser o ideal para conseguir ativar os melhores efeitos dos micronutrientes desta delícias, como o ômega-3, vitaminas, etc.