O que é mais eficaz nebulização ou bombinha?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A bombinha substitui de forma muito satisfatória, a inalação com nebulizador, pois a medicação (o broncodilatador) se deposita mais no pulmão. É mais prática, rápida e a aceitação da criança também é maior.

Ela é indicada para as doenças que acometem, principalmente, as vias aéreas inferiores, como asma e bronquite, tanto agudas como crônicas.

Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.

A bombinha de asma, como o próprio nome sugere, é indicada para pessoas asmáticas que sofrem com falta de ar e outros sintomas que impedem ou limitam atividades mais intensas (um treino de corrida, por exemplo).

Medicações de alívio rápido
São as medicações usadas para aliviar os sintomas de asma dentro de 5 a 20 minutos. Elas devem ser usadas sempre que necessário, na presença de sintomas. Estes tipos de medicamentos são usualmente inalados diretamente para os pulmões através de um inalador ou um nebulizador.

Broncodilatadores inalatórios de ação curta
Para o tratamento das crises, aqueles que são indicados são os broncodilatadores de ação curta, que agem em poucos minutos e exercem um efeito por cerca de 4 a 6 horas. Alguns exemplos de broncodilatadores inalatórios de ação curta são o salbutamol e o fenoterol.

Adultos: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. Crianças: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. O uso de Aerolin® Spray não deve exceder quatro vezes ao dia. A necessidade do uso de qualquer terapia suplementar ou do aumento súbito de dose indica agravamento da asma.

Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): hipersensibilidade - reações alérgicas caracterizadas por vermelhidão, coceira, inchaço, falta de ar, podendo ocorrer diminuição da pressão sanguínea e desmaio; hiperatividade; sensação de tensão muscular.

A diferença está em suas estruturas, já que o nebulizador tem um compressor e implica no uso de uma máscara. Enquanto isso, o inalador é bem representado pela bombinha da asma.

O nebulizador a jato tem deposição em VAI de 10%, desvantagens: dificulta o transporte e tem débito de fluxo variável. O inalador de pó seco é portátil, ativado pela inspiração e a dose depositada varia de 15 a 40%, desvantagem: necessita de coordenação respiratória.

A nebulização consiste na inalação de vapor quente, umidificando as vias respiratórias. Isso dilui as secreções retidas nos seios paranasais e facilita sua retirada. A inalação deve ser feita de 2 a 3 vezes por dia, durante 15 a 20 minutos.

Fluibron A Cloridrato de Ambroxol 7,5mg/ml Solução Estéril para Nebulização 10 flaconetes de 2ml cada. O Fluibron A é indicado para tosse com catarro, pois diminui a viscosidade do muco, tornando-o mais líquido e facilitando sua eliminação através da tosse.

O sulfato de salbutamol (aerolin) é um broncodilatador recomendado para tratamento, controle e prevenção de doenças respiratórias que provocam espasmos nos brônquios (asma, bronquite crônica ou enfisema).

Clenil HFA, para o que é indicado e para o que serve? Clenil® HFA é destinado ao tratamento e prevenção da asma brônquica e bronquite, bem como nos processos inflamatórios das vias aéreas superiores (como nariz, garganta e brônquios).

A bombinha de asma não cria dependência e, portanto, não vicia. Ela pode ser usada diariamente e, quando necessário, mais de uma vez ao dia, como ocorre nos casos em que o paciente com asma se encontra em um período de crises frequentes.

A criança deve estar em pé ou sentada e se estiver deitada, fazer a bombinha com a cabeceira elevada! Deve-se agitar vigorosamente a bombinha antes de fazer cada aplicação, para que a medicação seja liberada (ver imagem que mostra o funcionamento interno de uma bombinha).

Chame uma ambulância rapidamente, ligando para o 192, caso a pessoa deixe de respirar ou não possua uma bombinha por perto.

Após o uso, escovar os dentes OU enxaguar a boca e gargarejar com água, para remover resíduos de medicamento da cavidade oral.