O que é mais denso o óleo ou a água?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Será a diferença entre suas densidades? Para responder a essa pergunta, vamos comparar as densidades dos líquidos usados neste artigo. A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água.

A explicação para o óleo flutuar na água envolve dois aspectos: o primeiro é que ele não se dissolve na água e o segundo é que ele apresenta uma densidade menor que a da água. A densidade do óleo é de 0,8 g/ml.

Então, pode-se dizer que a água é mais densa que o óleo porque suas moléculas estão mais unidas e assim há uma quantidade maior de moléculas de água, se comparadas num mesmo volume.

A densidade é a propriedade que determina se um corpo irá flutuar ou afundar em um líquido. Se o material for menos denso que o líquido, ele irá flutuar, mas caso ele tenha maior densidade que o líquido, ele irá afundar. Todos os materiais existentes na natureza possuem uma densidade que pode ser medida.

Visto que o gelo é menos denso que a água, ele flutua sobre ela, conforme pode ser visto na imagem do copo abaixo e também no caso dos icebergs, imensos blocos de gelo formados por água pura, que flutuam sobre os oceanos de água salgada, que é ainda mais densa por causa dos sais dissolvidos.

Experimento da coluna de densidade: o líquido azul é o menos denso, enquanto o líquido vermelho é o mais denso. A densidade determina a quantidade de massa presente em um determinado volume.

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água.

O gelo é menos denso do que a água líquida, pois as moléculas da água em estado gasoso estão mais afastadas do que quando se encontram em estado líquido. Ou seja, nesse caso, além da temperatura, a pressão interfere na densidade da água. É por isso que o gelo flutua em um copo com água.

Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo.

A densidade da água é 1g/cm3, ou seja, em 1 cm3 temos 1 grama de água ou em 1 litro temos 1 kg. Já o petróleo tem densidade de 0,85 g/cm3, ou seja, em 1 cm3 temos 0,85 g de petróleo. Como a água é tem maior densidade o petróleo irá ficar sempre na parte de cima da água.

Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.

A água é mais densa, por isso fica embaixo e o óleo menos denso, por isso ficou por cima. Então não se misturam. Quando acrescentamos o detergente, boa parte dele foi para o fundo do copo. Isso porque ele é mais denso.

ósmio

Portanto, os elementos mais densos são metais: o ósmio (22,6 g/cm3) e o irídio (22,5 g/cm3).

Se colocarmos um material no estado sólido sobre um líquido, ele poderá flutuar (se for menos denso que o líquido) ou afundar (se for mais denso que o líquido).

O óleo, por exemplo, “flutua” em cima da água, porque é mais leve, menos pesado, menos denso que a água. Claro, o óleo tem outra propriedade que é o fato de ele não se misturar com a água… Já o mel é mais denso, mais pesado que a água, por isso ele fica no fundo do copo.

O corpo humano, constituído principalmente por água, tem densidade relativa próxima de 1,0 (aproximadamente 0,95). Esse número varia com a porcentagem de gordura corporal. A massa corporal magra (ossos, músculos, tecido conjuntivo e órgãos) tem densidade relativa de 1,1.