O que é mais denso afunda?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel. Por sua vez, o azeite flutua na água, sendo mais leve do que esta.

A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.

Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.

O óleo, por exemplo, “flutua” em cima da água, porque é mais leve, menos pesado, menos denso que a água. Claro, o óleo tem outra propriedade que é o fato de ele não se misturar com a água… Já o mel é mais denso, mais pesado que a água, por isso ele fica no fundo do copo.

É por esta razão que o gelo é menos denso do que a água no estado líquido e por isso, o gelo flutua sobre a água, ao contrário do que geralmente acontece, em que o sólido é mais denso que o líquido.

A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela. Alguns óleos-base do Grupo IV do sistema API, porém, podem ser mais densos e afundar na água.

Diferença entre quantidade de massa e volume
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo.

Quando um corpo sólido entra em um líquido, ele deve empurrar para o lado (deslocar) o líquido que estava no local onde está agora o corpo. Se a água deslocada for mais leve que o corpo, ele afunda. Se ele for mais leve que a água deslocada, ele sobe. A madeira (que não seja aroeira) flutua e o ferro afunda.

A água a 4° C possui uma densidade exatamente igual a esse valor. Muitos materiais densos, como chumbo e ouro, possuem densidades que são 10 a 20 vezes maiores que esse valor. Os gases, por outro lado, possuem densidades em torno de 1 kg / m3, ou seja, cerca de 1/1000 àquela da água.

É válido lembrar que em bebidas alcoólicas o gelo não flutua e sim afunda em razão da densidade: o gelo flutua na água líquida por que sua densidade é inferior, por outro lado, o gelo afunda no álcool por ser mais denso.

Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.

A água (d= 1 g/cm3) é o líquido mais denso permanecendo no fundo do copo. O óleo (d= 0,92 g/cm3) tem densidade intermediária à densidade do álcool e da água, permanecendo entre estas duas camadas, e o álcool (d= 0,79 g/cm3) é o líquido com menor densidade permanecendo no topo do copo.

A temperatura e a composição química da substância são fatores que influenciam no valor da densidade. A densidade, quando fala sobre uma substância pura, é conhecida como massa específica ou densidade absoluta. Entre os elementos da Tabela Periódica, o ósmio é o mais denso, enquanto o hidrogênio é o menos denso.

Atente as crianças ao fato de que, apesar dos pedaços de isopor serem maiores que os outros objetos, eles não se afundam por que possuem a densidade menor que a água.