O que é mais calórico pão ou cuscuz?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Sem falar que, no quesito calorias, enquanto 1 porção média de 50g de cuscuz (equivalente a meia unidade de cuscuz paulistinha) contém aproximadamente 57 kcal, uma unidade de pão francês contém 150 kcal.

Quando consumido dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, o cuscuz não traz qualquer prejuízo à saúde ou à composição corporal. Sendo assim, você pode incluir com tranquilidade o cuscuz na sua rotina alimentar, mesmo que esteja em processo de emagrecimento ou ganho de massa muscular.

Por ser um alimento rico em nutrientes benéficos, como vitaminas e minerais, o cuscuz de milho oferece baixo valor calórico se comparado a outros alimentos de farinha branca, como, por exemplo, o pão francês.

Uma boa forma de substituir o pão francês, feito com farinha branca, é comer tapioca, crepioca, cuscuz ou pão de aveia, que são boas opções, mas também é possível substituir o pão comum por alimentos ricos em proteína, como uma omelete com queijo, ou um ovo cozido, por exemplo.

Sugestão da nutricionista para um sanduíche saudável: frango desfiado, alface, cenoura ralada e um fio de azeite de oliva extravirgem. De acordo com a nutricionista, todos os tipos de raízes e tubérculos, como batata doce, batata baroa, inhame, aipim e inhaminho são indicadas para substituir o pão.

Uma tapioca grande feita com 5 colheres de sopa (100 gr) de goma hidratada contém 71 gramas de carboidratos. Enquanto a mesma medida de cuscuz contém em média 25 gramas de carboidratos. Além disso, a tapioca possui mais calorias e menor taxa de fibras.

Cada xícara de cuscuz fornece 176 calorias, um valor calórico baixo se comparado ao de outros alimentos, como, por exemplo, o arroz (205 calorias) e a quinoa (222 calorias).

Geralmente, as pessoas consomem o cuscuz nordestino no café da manhã ou no lanche da tarde. Mas Fúlvia afirma que ele também funciona como pré ou pós-treino! “Deve ser ingerido com alimentos que contenham proteínas, como carnes (atum e frango, por exemplo), ovos e queijos magros”, diz.

É saudável comer cuscuz? Sim. O cuscuz possui diversos nutrientes essenciais ao nosso organismo, sendo rico em fibras, proteínas, vitaminas (B1 e E) e minerais (como o selênio).

Não se trata apenas de um alimento delicioso e versátil. Ele oferece benefícios consideráveis à saúde. Por ser rico em fibras, promove a saciedade, melhora o ritmo intestinal e ajuda a controlar a glicemia. Também ajuda a regular a pressão, uma vez que tem vitaminas do complexo B e magnésio.

Assim, se a dúvida é se o cuscuz com ovo engorda, saiba que não. Aliás, pode até ajudar a emagrecer, porque é mais saudável comer esse alimento do que o pão branco, por exemplo. A questão é: que tipo de cuscuz com ovo fazer? Confira 5 receitas fáceis e deliciosas.

Café da manhã para emagrecer
Proteínas magras, como peito de peru e queijo branco. Cereais integrais, como aveia e granola sem açúcar.

Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:

  • Um copo de bebida de arroz, soja ou leite;
  • Um iogurte;
  • Uma vitamina de morango ou kiwi;
  • Uma gelatina.

Cuscuz de milho é boa fonte de nutrientes e garante saciedade - 14/07/2021 - UOL VivaBem.

Principais benefícios do cuscuz

  • Promover o ganho de massa muscular. ...
  • Combater a prisão de ventre. ...
  • Manter a saúde dos olhos. ...
  • Ajudar na perda de peso. ...
  • Reduzir o colesterol “ruim” e triglicerídeos. ...
  • Cuscuz paulista. ...
  • Cuscuz nordestino.

De acordo com a nutricionista clínica Julia Marquez, o cuscuz com ovo, especialmente gema, que é riquíssima em colina, uma vitamina do complexo B, é importante na formação do neurotransmissor acetilcolina. É o responsável pela melhora da memória, cognição e atividade muscular.

É possível substituir o pão por alimentos como ovos e aveia, que trazem mais valores nutricionais e saciedade, características importantes para quem busca uma redução de peso.

Pão de nuvem, ou pão oopsie, é muito popular para as dietas low-carb e ceto.

O pão, pode sofrer muitas variações nutricionais dependendo da maneira como ele é preparado. Segundo Patrícia, o pão integral possui glúten e também é rico em carboidratos. Dentre os três, o cuscuz é o menos calórico, no entanto, a nutricionista esclareceu que estes alimentos muito raramente são consumidos sozinhos.

Já o cuscuz nordestino, vem do milho e herda alguns de seus nutrientes e benefícios, como, por exemplo, vitaminas, minerais, além de possuir baixo valor calórico, se comparado ao pão francês.

180 calorias

Por fim, o cuscuz paulista é o que pode ser mais calórico, uma vez que possui a adição de ingredientes como ovo, sardinha ou atum, ervilha ou milho, por exemplo. 100 gramas de cuscuz paulista têm em média 180 calorias.