O que é mais calórico frango ou carne?

Perguntado por: ldamasio3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

+ Canja de galinha ajuda a curar a gripe? A nutricionista destaca que, além de ser digerida mais facilmente, a carne de aves apresenta menos calorias que a bovina – enquanto 100 gramas de filé de frango tem cerca de 160 calorias, a mesma quantidade de bife grelhado tem 200.

De acordo com a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o frango é uma das carnes mais ricas em proteínas.

Cortes mais gordurosos, como picanha, alcatra e costela suína, costumam ter mais calorias. No plano nutricional, esse fator deve ser considerado, principalmente para pacientes que estão em busca do emagrecimento.

Bem, o peito sem pele e a coxa sem pele realmente são opções melhores e mais magras de cortes de frango. Entretanto, não é preciso radicalizar. Até porque ao comparar a sobrecoxa com um pedaço de carne bovina, o teor de gordura pode ser igual ou até menor que alguns cortes de carne vermelha.

Um peito de frango sem pele é o corte mais magro de frango. É mais baixo em calorias do que outros cortes de frango, enquanto ainda fornece uma opção rica em proteína.

A carne possui cerca de 30 gramas de proteínas em 100 gramas de peito de frango, e por conter pouca gordura em sua composição é indicado para as dietas alimentares. Podemos consumi-lo de diversas formas como cozido, assado, grelhado, e devemos evitar o seu consumo frito ou à milanesa", explica a profissional.

Por ser uma fonte de proteína mais magra que a carne vermelha, o frango é um alimento muito comum em dietas para emagrecer.

A carne de frango é uma ótima opção para quem está tentando perder peso. O frango contém pouca gordura e menos calorias do que outras carnes, como as carnes bovina e suína. Além disso, é uma excelente fonte de proteínas.

A maminha é uma das carnes com menor percentual de gordura. Só isso já seria suficiente para se tornar uma boa opção para substituir o frango. Mas ela ainda é muito saborosa com uma excelente quantidade de proteína. Em cada 100g de maminha estão 30,7 g de proteína e 2,4 g de gordura.

Ovo de galinha
Em 100 g, temos 143 calorias, 13 g de proteína, 8,9 g de lipídeos, 1,6 g de carboidrato e 356 mg de colesterol.

200 g de frango garantem a dose diária recomendada (DDR) de proteína: 0,8 g por quilo de peso corporal. Um défice mínimo de proteínas pode impedir que ganhe tecido muscular.

De acordo com o Ministério da Saúde, inclusive, o ideal é que cada pessoa consuma cerca de 300 e 500 g de carne por semana (o que significa um bife bem pequeno por dia). Vale destacar que isso inclui carnes vermelhas e brancas (ou seja, frango e peixe - apesar de serem menos gordurosos - entram no mesmo pacote).

Pernil, lombo, paleta, filet mignon, patinho, coxão duro e coxão mole, por exemplo, são bons tipos.

E, por fim, uma dieta muito restritiva, como a do ovo, pode até levar à perda de peso, mas além dos danos à saúde, pode também ocorrer o efeito sanfona. Esse efeito acontece quando, após uma dieta, a pessoa recupera todo o peso perdido e pode até mesmo ganhar alguns quilos a mais.

As calorias são praticamente as mesmas da coxa sem pele. Além disso, há um pouco mais de proteínas e um pouco menos de gordura. Assim, o peito de frango aparece ligeiramente à frente como a melhor alternativa.

Qual é a parte do frango que tem mais gordura?

  • Sobrecoxa39,04 %
  • Asa36,17 %
  • Coxa21,56 %
  • Peito3,23 %

Existem 441 calorias em Frango Grelhado (3 pedaços médios).

Ele é rico nas vitaminas A e dos complexos B, C, D, E e K, além de contribuir para fortalecer o organismo e gerar mais energia, assim como aumentar a imunidade e controlar os níveis de colesterol.