O que é mais calórico cerveja ou drink?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A bebida tradicional do Brasil tem quase três vezes mais calorias que uma lata de cerveja de 350ml. “É difícil fazer uma dieta que inclua álcool”, alerta a nutricionista e psicóloga Thais Araújo.

Caipirinha e vinho são mais calóricos que cerveja
Uma caipirinha é mais calórica que uma cervejinha.

Conheça as melhores bebidas para quem está de dieta

  • Chá verde. O chá verde é uma bebida popular em todo o mundo, conhecido por suas propriedades benéficas para a saúde. ...
  • Suco Detox. ...
  • Smoothies de frutas. ...
  • Bebidas com proteína. ...
  • Agua.

A escolha mais “segura” para quem está tentando perder peso são as versões destiladas, com vodka, gim, rum, whisky e tequila. Embora essas opções contenham uma quantidade maior de álcool, elas não possuem açúcares ou carboidratos, presentes nas bebidas fermentadas.

Cervejas puro malte costumam engordar menos
Nutricionistas afirmam que as cervejas "puro malte", feitas apenas com água, malte e lúpulo, são as mais indicadas por terem um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.

Além disso, colabora com o emagrecimento. "Você pode chegar a ter uma redução de 2 a 4 quilos em um único mês, apenas retirando o álcool, sem fazer qualquer outra mudança na alimentação. Também vai melhorar a qualidade do seu sono, reduzir a ansiedade e aumentar o foco e a concentração."

Segundo a especialista, para não haver prejuízo à dieta, é necessário manter a moderação no consumo e, se possível, incluir a bebida como parte de sua cota de calorias. Evite tomar cerveja diariamente, tenha planejamento para isso.

Segundo Renata Branco, a ingestão de álcool causa um desequilíbrio na microbiota intestinal, aumentando o inchaço abdominal. “Essa mistura de álcool, carboidrato e petiscos gordurosos sobrecarrega o fígado, fazendo com o órgão trabalhe mais para eliminar essas toxinas e a gordura”, alerta a especialista.

Segundo a especialista, o ideal para conseguir o efeito desejado é reduzir a quantidade de álcool ingerido e substituir esse tipo de bebida por alternativas como água com gás saborizada - frutas, ervas e/ou especiarias são bem-vindos.

VERDADE. É consenso médico e científico que bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são mais saudáveis que as destiladas, como a cachaça, o whisky e a caipirinha.

Segundo estudos científicos, não há nada específico na cerveja que cause gordura abdominal: as calorias que engordam, vêm do álcool. O problema de beber generosamente é que isso dá um grande trabalho extra para o fígado, que precisa se concentrar em queimar o álcool e eliminar suas toxinas, por assim dizer.

Gin como aliado no emagrecimento
Por mais que o gin não seja exatamente a primeira opção quando se pensa em dieta saudável, ele também não é um vilão. Se você gosta de um bom gin e tônica em uma reunião com os amigos, pode se tranquilizar que a bebida, em sua forma mais básica, não é altamente calórica.

Existem diversos alimentos ricos em fibras solúveis. Alguns exemplos são as sementes de linhaça, aveia, gérmen de trigo, brócolis, abacate, maçã com casca, chia, banana, laranja, lentilha, feijão etc. Coloque esses alimentos no seu cardápio e você terá excelentes aliados para secar a barriga.

Chá-verde e chá de hibisco
Já o chá de hibisco tem capacidade de diminuir o processo de adipogênese. Nele, as células amadurecem e conseguem eliminar gordura. Portanto, podemos dizer que ele também contribui com a dieta para perder gordura abdominal.

Mas para quem segue algum tipo de dieta, a receita precisa ser seguida à risca: o estudo, apesar de não ser muito claro quanto à perda de peso, recomenda uma cerveja por dia para mulheres e de uma a duas para homens. Beber mais do que isso, pode comprometer seu esforço em perder peso.

O excesso de bebida alcóolica atrapalha o emagrecimento e a busca por um corpo definido, mesmo nas pessoas que praticam exercícios com frequência ou que seguem uma dieta restritiva. Isso acontece porque as bebidas são ricas em calorias que não nutrem o nosso organismo e ainda sobrecarregam o fígado.

139 calorias
A tabela mostra que, entre as puro malte mais comuns, a Heineken é a mais calórica. Deixei uma sem ser puro malte na tabela só para compararmos. Portanto, pelo menos a partir do ponto de vista das calorias, a cerveja Heineken não tem vantagens para uma dieta.

Em sua produção, as cervejas puro malte não utilizam os derivados do trigo, logo, não possuem os carboidratos derivados desse ingrediente. Também apresentam uma quantidade menor de glúten. Assim, a cerveja puro malte é uma boa opção para quem não quer engordar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que homens devam consumir, no máximo, 700 mililitros de cerveja por dia, o que equivale a duas latinhas de cerveja. Já as mulheres, o recomendado são 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma latinha por dia.

30 dias

Para aqueles que consomem uma quantidade maior que essa, ficar sem consumir álcool mesmo que por apenas 30 dias pode ajudar o corpo da seguinte forma: alívio do fígado, redução do risco de doenças cardiovasculares, redução do risco de câncer, perda de peso, melhor no sono e na capacidade cerebral.

Para o médico, homens devem se limitar a consumir até 30g de álcool puro por dia e mulheres, 20g. Pensando no consumo de bebidas alcoólicas durante um jogo do Brasil, isso daria: homens: 3 latas de cerveja ou 2 taças de vinho; mulheres e idosos: 2 latas de cerveja ou 1 taça de vinho por dia.