O que é mais calórico arroz ou cuscuz?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Cada xícara de cuscuz fornece 176 calorias, um valor calórico baixo se comparado ao de outros alimentos, como, por exemplo, o arroz (205 calorias) e a quinoa (222 calorias).

Comparado com o cuscuz de milho, o de arroz é mais macio e suave, além do que, combina muito com coco ou recheios com verduras e legumes. Neste conteúdo serão passadas mais informações sobre o não tão conhecido cuscuz de flocão de arroz, mas que vale muito a pena conhecer e experimentar, fica a dica!

Mas comer uma porção muito grande traz um excesso de calorias e carboidratos, o que inevitavelmente prejudica qualquer dieta. Assim, a recomendação é consumir uma porção moderada de cuscuz por vez, aquela de mais ou menos 50 gramas, sem exagerar.

O especialista revelou que o cuscuz é o substituto perfeito. "É o substituto perfeito.

É saudável comer cuscuz? Sim. O cuscuz possui diversos nutrientes essenciais ao nosso organismo, sendo rico em fibras, proteínas, vitaminas (B1 e E) e minerais (como o selênio).

Sem falar que, no quesito calorias, enquanto 1 porção média de 50g de cuscuz (equivalente a meia unidade de cuscuz paulistinha) contém aproximadamente 57 kcal, uma unidade de pão francês contém 150 kcal.

Uma xícara de cuscuz tem aproximadamente 176 calorias. Esse valor calórico é muito reduzido em comparação a outros lanches, como a tapioca, o arroz integral ou a quinoa, que podem apresentar até 220 calorias para cada xícara. O quitute agrada o paladar de muitos brasileiros.

A iguaria tem nutrientes e benefícios, mas, dependendo dos acompanhamentos, pode se tornar uma escolha ruim. Por isso, evite o consumo de alimentos embutidos e defumados, frituras, e ricos em sódio como acompanhamentos. Logo, o cuscuz engorda se não houver moderação na hora de comer.

Existem várias opções saudáveis e nutritivas que podem ser usadas como substitutos do arroz, proporcionando variedade à dieta. Alguns exemplos do que pode substituir o arroz, e que são fontes de carboidrato, incluem: quinoa, cevadinha, feijão, batata-doce, abóbora.

No entanto, esses alimentos abaixo possuem menor quantidade de energia e carboidrato, o que torna a dieta menos calórica.

  1. Quinoa. ...
  2. Arroz de brócolis” ou “arroz de couve-flor” ...
  3. Cuscuz marroquino. ...
  4. Cevada.

Cuscuz de milho é boa fonte de nutrientes e garante saciedade - 14/07/2021 - UOL VivaBem.

Assim, se a dúvida é se o cuscuz com ovo engorda, saiba que não. Aliás, pode até ajudar a emagrecer, porque é mais saudável comer esse alimento do que o pão branco, por exemplo. A questão é: que tipo de cuscuz com ovo fazer? Confira 5 receitas fáceis e deliciosas.

Geralmente, as pessoas consomem o cuscuz nordestino no café da manhã ou no lanche da tarde. Mas Fúlvia afirma que ele também funciona como pré ou pós-treino! “Deve ser ingerido com alimentos que contenham proteínas, como carnes (atum e frango, por exemplo), ovos e queijos magros”, diz.

Por ser um alimento rico em nutrientes benéficos, como vitaminas e minerais, o cuscuz de milho oferece baixo valor calórico se comparado a outros alimentos de farinha branca, como, por exemplo, o pão francês.

Se você come 100g de arroz no almoço, pode trocar, por exemplo, por 100g de batata-doce — aconselha a nutricionista Izabela Freitas. Substituições bem planejadas ajudam a manter o corpo nutrido e com a quantidade de alimento suficiente para desempenhar as tarefas diárias.

Portanto, se você está diminuindo o consumo de carboidratos, o cuscuz pode ser uma melhor opção para você. Agora, caso sua alimentação tenha maior ingestão de carboidratos, a tapioca se torna uma excelente aliada.

De acordo com a nutricionista clínica Julia Marquez, o cuscuz com ovo, especialmente gema, que é riquíssima em colina, uma vitamina do complexo B, é importante na formação do neurotransmissor acetilcolina. É o responsável pela melhora da memória, cognição e atividade muscular.

O pão, pode sofrer muitas variações nutricionais dependendo da maneira como ele é preparado. Segundo Patrícia, o pão integral possui glúten e também é rico em carboidratos. Dentre os três, o cuscuz é o menos calórico, no entanto, a nutricionista esclareceu que estes alimentos muito raramente são consumidos sozinhos.