O que é maior rei ou imperador?

Perguntado por: emoraes3 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O rei é o chefe de Estado. De maneira geral, ele é um soberano do reino com poderes monárquicos. O único título acima do patamar de um rei é o de imperador.

Os impérios são grandes, enquanto os reinos geralmente estiveram associados à idéia de dimensões territoriais menores.

Reino, o rei governa apenas seu povo, e no império, o imperador governa vários povos. A principal diferença de um império e reino é a expansão territorial, um reino seria como um estado monárquico, com pessoas da mesma etnia e cultura. Já o império seria uma expansão constante.

Rei é quem governa uma única área já pré-determinada, um único país, como era Luís XV, da França. Enquanto o imperador é responsável pelo grupo de países que constituirá seu Império — que pode estar em constante crescimento —, como foi D. Pedro, do Império do Brasil.

Príncipe (do latim principis, princeps, que significa "o primeiro") atualmente pode designar os herdeiros de um rei ou imperador, o monarca de um principado ou membros de uma família real.

Duque/Duquesa
É o título com maiores poderes após o rei/rainha.

O título de Duque é o mais alto patamar dos membros da aristocracia, hierarquicamente logo abaixo do Rei. Os Duques eram os membros da nobreza que tinham mais proximidade e confiança com o Rei.

substantivo masculino Governante de um império ou de um grupo de nações ou Estados. Aquele que governa, que impera; homem muito poderoso. Homem soberano ou que governa um império, especialmente falando do período monárquico no Brasil: Dom Pedro I foi um dos imperadores do Brasil.

Resposta verificada por especialistas
Como era a figura máxima do Império do Brasil, nome oficial do país à época, Dom Pedro II não era um Rei, mas um Imperador.

O Império Mongol foi o maior contíguo da história do mundo. Estabelecido por Genghis Khan, uniu tribos nômades mongóis em 1206.

Um reino seria, de certa forma, algo como um estado monárquico comum, com pessoas de uma mesma etnia, com uma cultura semelhante e que se identificam com aquele local. Já o Império é um conceito de expansão constante, como o Império Romano e, claro, o Império Português, muito mais próximo de nossa história.

Na monarquia, forma de governo vigente no Brasil antes da proclamação da república, o país é governado pelo rei, ou monarca, que exerce a função de chefe de Estado sem limites de poder ou tempo. Não há eleição, o poder decorre da hereditariedade, apenas integrantes da família real podem chegar ao cargo de rei.

O Imperador é o soberano de uma nação e dirige um império. Quando se trata de uma mulher, o termo utilizado é Imperatriz e, nesta situação, seu marido é reconhecido apenas como consorte. Há uma diferença entre Imperador e Rei, o primeiro é reconhecido, geralmente, como superior em questão de honra ao Rei.

Um decreto de 1890, um ano depois da proclamação da República, aboliu todos os títulos de nobreza do Brasil. Em 1991, porém, o então presidente Fernando Collor (hoje Pros-AL) revogou o decreto. "A monarquia foi rejeitada depois disso [da proclamação da República].