O que é magnésio para que serve?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

O magnésio é um mineral importante, desempenhando um papel em mais de 300 reações enzimáticas no corpo humano. Suas muitas funções incluem ajudar na função muscular e nervosa, regular a pressão sanguínea e fortalecer o sistema imunológico.

O magnésio dimalato deve ser consumido preferencialmente antes das principais refeições, na quantidade de duas cápsulas ao dia ingerido com água. Os suplementos viraram parte do dia a dia moderno, principalmente por conta da dificuldade em alcançar níveis adequados de vitaminas e minerais somente com a alimentação.

Conheça 7 alimentos que contém esse rico mineral.

  • 1 – Abacates. ...
  • 2 – Nozes. ...
  • 3 – Amêndoas. ...
  • 4 – Leguminosas. ...
  • 5 – Peixes Gordurosos. ...
  • 6 – Chocolate Amargo. ...
  • 7 – Sementes de Abóbora.

A hipomagnesemia pode provocar náusea, vômitos, sonolência, fraqueza, alterações na personalidade, espasmos musculares, tremores e perda de apetite. Caso seja grave, a hipomagnesemia pode causar convulsões.

Principais causas da falta de magnésio
O alto consumo de alimentos processados, açúcares e refrigerantes, e a baixa ingestão de frutas e legumes, pode levar a carência do mineral em nosso corpo.

O cloreto de magnésio não é indicado, principalmente, para pessoas que apresentem:

  • insuficiência renal;
  • desidratação;
  • diarreia preexistente;
  • úlceras.

Magnésio certo
Utilizo o magnésio glicina, que é excelente para a articulação; o magnésio dimalato, que é bom para a articulação e geração de energia; o magnésio citrato, que é o sal com melhor absorção de magnésio.

Sendo assim, o cloreto de magnésio pode até ajudar no emagrecimento, mas isso precisa estar associado à alimentação correta e aos exercícios físicos regulares. Como tomar cloreto de magnésio? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade diária recomendada de magnésio vai de 36 mg até 270 mg por dia.

Conheça o Magnésio Dimalato: o melhor para insônia
O magnésio dimalato está ligado ao ácido málico, que tem função importante no ciclo de Krebs e na produção de energia. A substância atua no organismo de diversas formas, desde a prevenção da osteoporose, até na redução e controle dos níveis de ansiedade e estresse[1].

O magnésio atua em funções básicas do nosso corpo, promovendo o desenvolvimento dos ossos, tecidos e músculos. Além disso, é responsável por regular a absorção de outros nutrientes que, em conjunto, garantem o bom funcionamento do organismo.

abacate

O abacate é mais um alimento rico em magnésio, mas que também é fonte de vitaminas e minerais. A fruta contém em 100 g, o equivalente a 29 mg de magnésio, o que corresponde, em média, a 10% da recomendação diária.

Qual destes tipos de feijão cozido tem uma maior quantidade de magnésio? A resposta certa é a C, o feijão jalo. Em 100 g de feijão do tipo jalo cozido, é possível encontrar aproximadamente 44 mg de magnésio, de acordo com a TACO.

VERDADE — Na maioria dos casos, o organismo se livra do excesso de magnésio e outros mineiras por meio da urina, mas diante de superdoses, algumas pessoas podem ter queda da pressão arterial, alterações na função renal, problemas respiratórios, parada cardíaca, entre outros problemas.

Já o magnésio malato, por sua vez, encontra-se combinado a apenas uma molécula de ácido málico. Em outras palavras, isso significa que o magnésio dimalato consegue ter uma melhor absorção quando comparado ao malato. Por isso, é o mais indicado para os idosos!

O exame de Magnésio é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos e depois o paciente será liberado.