O que é mãe Gaia?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Deusa da Terra, Mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta, Gaia é também conhecida por Geia, Gaea ou Gê. Nascida do Caos, foi a ordenadora do Cosmos, acabando assim com a desordem e a destruição em que aquele se encontrava, criando a harmonia.

Vinda do Caos, ela é a origem de tudo e transcende o tempo, por isso é considerada a Grande Mãe de toda a criação. Curiosamente, a própria Gaia é considerada como o caos antes da existência, o que nos faz entender que ela mesma se criou.

Um cristão chamado Gaio é mencionado na Macedônia como sendo companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária juntamente com Aristarco (Atos 19:29). No capítulo seguinte, um Gaio de Derbe é listado como um dos sete companheiros de viagem de Paulo que esperaram por ele na Trôade (Atos 20:4).

Mãe Terra: a força máxima do feminino
De origem aymará, ela é a deidade suprema dos indígenas nativos, honrada como Mãe – das montanhas e dos homens, Senhora – dos frutos e rebanhos, Guardiã – contra pragas e geadas, Protetora – nas viagens e caçadas, Padroeira – da agricultura e tecelagem.

Gíria regional usada no nordeste brasileiro, refere-se a um chifre, pessoa que foi corna. Ele já tomou várias gaias dela mas sempre perdoa.

Na mitologia grega o mundo foi feito pelo Caos. Ele vivia num ambiente de trevas, vazio, sem nada, então resolveu criar Gaia, a Mãe Terra, Eros (o amor), Nyx (a noite), e o Tártaro (profundezas da terra). Gaia, por sua vez, criou Urano, que representava o céu.

Descrição. Gaia,na mitologia grega, é a Mãe-Terra, a deusa primordial, geradora de todos os deuses. Fabricação em resina.

Quando Caos se desfez, Gaia sozinha, deu a luz a 3 filhos, Pontos (representa o mar), Montanhas (que representa as montanhas) e Urano (que representa o céu). Gaia por sua vez se casou com Urano, dando origem aos Titãs.

De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.

Dentre os equipamentos escolhidos para a coleção Vingança de Gaia estão: Ghost, Marshal, Guardian e Vandal, além é claro da Faca (neste caso um Machado).

Os Filhos de Gaia são lobisomens calmos e contemplativos. Eles são considerados os pacificadores dos lobisomens, criadores e aperfeiçoadores de dons de cura e purificação.

Reia

Zeus era filho de dois titãs — Cronos e Reia. Cronos regia o Universo, e havia recebido uma profecia de que, um dia, um de seus filhos o destronaria, assim como ele havia feito com o seu próprio pai, Urano. Essa profecia fez com que Cronos devorasse todos os filhos que teve com sua esposa.

Geb

O deus da terra, seria segundo uma versão filho de Shu, deusa do ar, e Tefnut, deusa da humidade, ou, segundo o mito da criação, filho de Ré, o deus sol.

Surgiu do vazio eterno dançando e girando sobre si como se fosse uma esfera de rotação. “Gaia foi uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, nasceu imediatamente depois do Caos.

Essa metáfora tem raízes antigas em várias culturas e está ligada a várias razões e crenças. Porque a natureza é capaz de alimentar a todos seres vivos em fartura e nutrição, do mesmo modo que uma mãe supre as necessidades básicas do filho.

Um dos primeiros núcleos habitacionais de origem portuguesa do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o Marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização portuguesa.

Mãe Terra, Gaia, Pachamama.

Um dos cientistas mais respeitados da história, Lovelock postulou a hipótese Gaia, que afirma que a Terra é uma comunidade auto-reguladora de organismos interagindo uns com os outros e seus arredores.

Anuket, ou Anúquis, era a encarnação divina do Nilo entre os egípcios. Assim, era também deusa do fluxo das águas e de suas propriedades. Seu nome significa abraçar, pois as águas do rio Nilo abraçavam os campos ao redor e nutriam a terra para o cultivo.

Ártemis

Ártemis era a deusa grega da caça, da natureza e da castidade, também considerada protetora das mulheres, das crianças e dos nascimentos. Era filha de Leto e Zeus e também era irmã gêmea de Apolo. O arco e flecha eram seus grandes símbolos. Ártemis era venerada em toda a Grécia.

Onilé é um Orixá que representa a base de toda a vida, a Terra-Mãe, tanto na vida como na morte, se caracteriza por ser o princípio e representação coletiva dos eleguns e egunguns. é o primeiro a receber as oferendas e a ser evocado nos ritos dos sacrifícios.

Continuar lendo Quem criou Gaia?