O que é madeira de tauari?

Perguntado por: uteles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

O Tauari é um dos tipos de madeira mais claros, tendo a coloração variável entre branco-amarelado e bege-amarelado-claro. Por isso, para quem busca um piso de madeira em tons neutros e suaves, essa é uma boa opção. Inclusive também para ambientes pequenos, pois sua cloração pode ajudar a ampliar as dimensões desses.

2 –Melhor aproveitamento e utilização da madeira
O Eucalipto, por exemplo, é utilizado para estruturas de poltronas, laterais de cadeiras, ripas e travessas para estrados de cama, devido a sua alta resistência. Já a Tauari é utilizada na construção dos móveis para área de varanda, com acabamento no estilo demolição.

A madeira cambará é um tipo de madeira muito conhecida pela sua resistência à água e climas úmidos. O que quer dizer que ela, diferente de outras madeiras, como a madeira eucalipto, madeira tauari, não incha ou deforma quando em contato direto com a água.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.

Peroba-Rosa

A Peroba-Rosa, também conhecida como Peroba-do-Campo ou simplesmente Peroba, é uma das madeiras que se destacam no que diz respeito a resistência às pragas como os cupins. Possui uma trabalhabilidade moderadamente fácil, de acordo com os dados apresentados pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Limpar a superfície do móvel com uma flanela e produtos específicos para este fim, do tipo “lustra-móveis”. – Procurar deixar a estrutura sempre seca e abrigada. – Manter sempre a superfície da estrutura livre de resíduos; o acúmulo de detritos favorece a deterioração do acabamento. – Não molhar.

Manutenção da madeira tauari. Caso você deixe a madeira tauari mais exposta ao ambiente, o ideal é que ela seja previamente tratada com impermeabilizantes ou produtos similares para evitar a infiltração de água ou entrada de pragas.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

No Brasil, existem muitos tipos de madeiras nobres:

  • Peroba rosa.
  • Jequitibá
  • Cedrinho.
  • Pau-Brasil.
  • Jacarandá
  • Cumuru.

Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício. Já o pinus é BBB.

As madeiras nobres são mais pesadas, densas e apresentam alta resistência ao ataque de fungos e insetos por terem mecanismo de defesa que inibe o ataque desses organismos.

Algumas opções de madeiras resistentes para o seu projeto são: Ipê, jatobá, cumaru, eucalipto e itaúba.

Propriedades físicas

Densidade (g/cm³)Contração Tangencial/ Contração Radial
SecaVerde
0,671,061,58

Garapeira

Na lista de madeira para pergolado mais barata, estão a Garapeira, Muiracatiara, o Angelim e o Tauari. Também é possível fazer um pergolado de Eucalipto, no entanto é preciso que sejam tratados de forma que o apodrecimento da madeira seja prevenido.

O cupins são praga urbana que se alimentam de celulose, portanto todos os tipos de madeira e derivados de madeira são fontes de alimento, árvores, móveis, madeiramento de telhado, papelão, papel e até alguns tipos de tecido contém celulose.

Cupins podem causar grandes prejuízos
Algumas madeiras de lei, como a Peroba-do-campo, o ipê, o pau-ferro, a imbuia, a peroba-rosa, o jacarandá, a copaíba, e outras.

Chapas de MDF e aglomerados são imunes a cupins
Tanto MDF quanto aglomerado não recebem nenhum tipo de tratamento para evitar essas pragas. O que pode causar essa confusão está no processo de produção dessas chapas.

Além disso, é interessante utilizar madeiras como peroba rosa, jatobá e a maçaranduba, que não são atacadas por cupins, pois seu cerne (porção central do tronco) apresenta compostos químicos que deixam as madeiras resistentes a esses ataques.