O que é Macrognatia e Micrognatia?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O comprimento da maxila (micrognatia) foi definido pela distância ANS-PNS e o comprimento da mandíbula (macrognatia) pelas distâncias GoPog e ArPog.

A resposta é simples. Em linhas gerais, os dois problemas atingem a estética facial de uma pessoa. Porém, no primeiro caso, o que acontece é um crescimento exagerado da mandíbula. Por outro lado, o retrognatismo se caracteriza justamente pela dificuldade do crescimento do tecido ósseo.

O retrognatismo é o desencontro das arcadas dentárias, ou seja, é quando o maxilar superior não recobre os dentes inferiores. O resultado, esteticamente, é justamente um queixo mais curto ou para trás.

Trismo é considerado a limitação de abertura bucal cuja etiologia está associada a diversos fatores tais como disfunção temporomandibular, complicações exodônticas, lesão cancerosas, entre outras.

Resumo. A síndrome de Pierre Robin (PRS) consiste em uma tríade de anomalias caracterizada por micrognatia, glossoptose e fissura de palato, comumente associada com outras síndromes e ocasionalmente com alterações oculares.

O que causa essa situação? O prognatismo costuma ser associado a algumas causas mais usuais. Uma das principais delas é a má formação óssea. Seja na gestação ou ainda na infância, existem algumas alterações durante a formação dos ossos do rosto também podem favorecer essa característica.

Sendo assim, o queixo grande geralmente é causado pelo prognatismo que é o crescimento excessivo da mandíbula e acaba deixando o paciente com o queixo para frente, Já o queixo pequeno costuma ser resultado do retrognatismo, que normalmente é causado pelo déficit no crescimento ou posicionamento retraído da mandíbula.

A mentoplastia é a cirurgia plástica do queixo, recomendada para um reposicionamento. O procedimento é capaz de alongar, encurtar, reposicionar ou mesmo de modificar o formato dessa região. Por isso, a técnica é variável, e pode ser realizada através da inserção de próteses ou mesmo por meio do corte de ossos.

A cirurgia ortognática, como qualquer outro procedimento cirúrgico, possui riscos e complicações, que devem ser informados previamente ao paciente. Estamos falando de problemas como hemorragia, que na maioria dos casos se manifesta como epistaxe, e infecções, as quais podem ser tratadas por meio de antibióticos.

Overbite (ou sobremordida vertical), define a quantidade de sobreposição dos incisivos superiores sobre os incisivos infe- riores; mordida profunda, quando os incisivos superiores sobre- põem mais de 4 mm os inferiores (Figura 2a) e overbite negativo, também chamado de mordida aberta ocorre quando os incisivos ...

Problema bucal relativamente comum, a mordida cruzada consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. Em boa parte dos casos, ela é bem perceptível, principalmente quando os dentes de baixo se sobrepõem sobre os de cima, deixando o queixo com uma proeminência para frente.

A maxila é na verdade formada por dois ossos maxilares que se unem na linha mediana através da sutura intermaxilar.

Classe I. Os padrões de mordida nesta categoria são considerados normais ou corretos. Isso significa que os dentes superiores encobrem um pouco os dentes inferiores, criando uma mordida equilibrada.

Qual o profissional que faz a cirurgia ortognática? O profissional mais indicado para realização da cirurgia ortognática é o cirurgião dentista especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial.

Opções de tratamento para bruxismo
Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

Em alguns casos, pode ser que o paciente tenha dificuldades para abrir ou fechar a boca após a cirurgia, em virtude da tensão gerada pela extração feita – é o efeito do chamado trismo muscular. O trismo é definido pelo tensionamento de músculos da região da articulação da mandíbula.

Não consigo abrir a boca após cirurgia de retirada do siso
Felizmente essa situação é temporária e tudo voltará ao normal no decorrer da cicatrização. É importante que o paciente não force a abertura. O dentista dará orientações e se for preciso receitará um relaxante muscular para ajudar na recuperação.

É uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca), podendo ser completa, lábio e palato. Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando, antes de nascer. O lábio e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação.

Continuar lendo