O que é Macroglossia?

Perguntado por: ecamilo9 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Macroglossia é uma patologia de múltipla etiologia e relativamente incomum em crianças. Esta entidade pode ser classificada como verdadeira, quando há um aumento excessivo da língua, ou como relativa, quando o espaço da cavidade oral é insuficiente para o órgão. Ambas as con- dições podem ser congênitas ou adquiridas.

Nos bebês até 3 ou 4 meses é normal a língua parecer maior que o espaço da boca. Isso ocorre devido ao tamanho da mandíbula (osso do queixo). A partir do segundo trimestre, há um salto no crescimento do bebê e a proporção boca x língua passa a ter mais harmonia.

Trata-se de uma patologia que causa um crescimento anormal da língua, fazendo com que ela seja maior do que o esperado e que a cavidade bucal permite acomodar.

Malformações vasculares, hipertrofia muscular e tumores são as causas mais comuns de macroglossia verdadeira. A síndrome de Down é a principal causa de macroglossia relativa.

As principais alterações da Síndrome de Beckwith-Wiedemann são: crescimento anormal do corpo (macrossomia), da língua (macroglossia), anomalia das orelhas, visceromegalias, tumores embrionários, defeito congênito da parede abdominal, anomalias adrenocorticais e renais e outros dismorfismos.

Sinais de um problema na língua
Um sinal comum de um problema ou doença na língua é a dor nessa região. A capacidade de sentir o gosto dos alimentos também pode ser afetada quando algo está errado com a língua. A língua também pode ficar inchada ou sofrer alterações de cor ou textura.

Os inchaços na língua podem ocorrer como bolhas, úlceras e caroços. De acordo com o Merck Manual, outras causas de inchaços na língua podem ser aftas, infecções bacterianas, herpes labial, alergias, distúrbios do sistema imunológico e câncer de boca.

SINAIS DE AUTISMO

  1. – Não reagir a sons: Um dos sinais é a não reatividade do bebê a sons ou estímulos auditivos. ...
  2. – Não emite sons: ...
  3. – Ausência de expressões faciais. ...
  4. – Recusar beijos e abraços. ...
  5. – Não responder quando é chamado.

Os bebês nascem com um forte reflexo de sucção e instinto para se alimentar. Parte desse reflexo é o reflexo de empurrar a língua, no qual os bebês colocam a língua para fora para evitar engasgar e ajudar a agarrar o mamilo.

Muitos cortes na língua saram sem complicações. No entanto, como em qualquer ferida aberta, os cortes na língua apresentam risco de infecção. Lacerações na língua também podem resultar em cicatrizes ou inchaço. A inflamação pode ocorrer perto das suturas, principalmente se o médico usou suturas não absorvíveis.

Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

Aglossia e hipoglossia isolada são termos que abrangem o espetro de anomalias que vai desde a ausência parcial a ausência total da língua. Estas malformações congénitas têm sido classificadas como parte de um grupo de síndromes de hipogenesia oromandibular e de extremidades (ou síndromes oro-acral / OLHS).

Como tratar a macroglossia
No entanto, a forma mais comum de tratamento nas crianças é a glossectomia parcial, uma cirurgia que retira parte da língua.

consumo excessivo de certos tipos de alimento com teor elevado de picância ou acidez, além de tabaco e álcool; boca seca; falta de vitaminas, como ferro e vitamina B; reações alérgicas a medicamentos ou a produtos de uso oral, como pasta de dente e enxaguante bucal.

O tecido muscular e a mucosa da língua não têm essa capacidade de regeneração. Mas o procedimento é indicado quando se tem suspeita de alguma lesão na região, seja maligna ou não.

Alterações de humor por estresse e ansiedade
Quando a ansiedade se torna uma condição patológica, mudanças corporais começam a aparecer. Esse cenário altera todo o sistema nervoso e por isso podem ocorrer episódios de formigamento na língua, acompanhados de perda de paladar e gosto ruim na boca.

Ansiedade e estresse
Algumas pessoas que sofrem de estresse e ansiedade podem sentir um ligeiro formigamento na língua, que pode gerar mais ansiedade e pânico. Outros sintomas característicos são medo constante, dor de barriga, tontura, insônia, boca seca ou tensão muscular, por exemplo.

Boca seca. O estresse é um dos principais fatores que provocam a xerostomia, conhecida popularmente por “boca seca”, pois ele diminui a produção de saliva. O ressecamento da boca pode dificultar a mastigação, a fala e ainda contribuir para o desenvolvimento de cáries, mau hálito e gengivite.

Os indivíduos com SD têm a parte óssea do palato em forma de ogiva, o que significa que a língua fica contida em um espaço pequeno. O tônus muscular da língua é inferior à média. Isso faz com que pareça que é maior, porque está mais flácida.

Continuar lendo