O que é luzes de rodagem diurna?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

Os faróis com DRL (sigla de Daytime Running Light, que significa luz de rodagem diurna) são a nova moda da indústria automotiva. As luzes têm a função de deixar o carro visível durante o dia sem que o motorista precise usar o farol baixo.

OBS: o Contran não especifica se as luzes diurnas são necessariamente as de LED, e sim apenas DRL (“daytime running lamp”), porém é importante ficar ligado na intensidade das luzes diurnas do seu carro.

Os carros novos, englobando automóveis, picapes, ônibus e caminhões, produzidos a partir de 2021 terão de vir equipados de série com luz de circulação diurna (DRL), que ficam sempre acesas mesmo quando faróis e lanternas estão desligados.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha. Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite.

Farol LED e DRL duram até 15 anos, mas, se queimarem, prejuízo é alto.

Sendo assim, os veículos dotados dessa tecnologia podem fazer uso apenas do DRL para atender à regra que obriga o uso do farol baixo em rodovias durante o dia. Contudo, vale destacar que faróis de neblina e de milha (leia mais abaixo) não cumprem a lei.

Por que não pode mais trocar as lâmpadas halógenas por led? O luz de led é uma luz potente que pode iluminar mais, mas pode também causar acidentes ao atrapalhar a visão do condutor de um veículo que esteja no sentido oposto da via.

Re: Desligar a DRL (luz diurna)
No painel do carro com a chave apenas ligada acesse as configurações do carro, la acesse luzes e vc tem a opção de optar por manter acessas ou apagar as luzes diurnas.

Farol baixo – Deve ser usado à noite nas vias iluminadas e durante o dia nos túneis com iluminação pública. Já as motos devem circular sempre com ele ligado. Farol alto – Vias sem iluminação pedem por farol alto.

Os faróis de milha possuem um facho estreito e potente, que iluminam uma distância maior do que o farol alto. Ou seja, são usados para que o motorista possa enxergar mais longe. Eles devem ser usados em estradas sem iluminação e devem ser desligados se houver veículos vindo no sentido oposto.

Faróis de rodagem diurna, conhecidos como DRL, correspondem aos faróis de luz baixa para fins da legislação que entra em vigor neste dia 08 de julho, tornando obrigatório o uso de iluminação também durante o dia nas rodovias.

Os faróis com DRL (sigla de Daytime Running Light, que significa luz de rodagem diurna) são a nova moda da indústria automotiva. As luzes têm a função de deixar o carro visível durante o dia sem que o motorista precise usar o farol baixo.

“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante”., diz o parágrafo 5º, do 2º artigo, da resolução nº 667/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A radiação UV se divide em três faixas de energia distintas: UVA (320 nm a 400 nm), UVB (290nm a 320 nm) e UVC (200 nm a 290 nm).

Existem fontes de luz primárias e secundárias. Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa. Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados.