O que é luxúria espiritual?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos.

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modos libertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade. A palavra se refere à qualidade de lascivo, com caráter lascivo, ou seja, que é sensual, libidinoso, desregrado, brincalhão, travesso.

Luxúria na Bíblia
Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.

38r). Na figura 3, a cabra, símbolo da luxúria, é montada por um macaco, também ele representando a concupiscência, aqui aludida na forma como o animal revela o rabo virado na direcção do receptor.

Segundo Papa Gregório I
Para fazer sua própria hierarquia, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor: Orgulho. Inveja. Ira.

[ Religião ] O que macula a consciência até ser perdoado.

Mt 12, 31). O único pecado que Deus não perdoa é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Para o crente, não há pecado que o sacrifício de Jesus não cubra; não há pecado que Deus não possa perdoar, mesmo que o consideremos o “pior” (veja 1 Timóteo 1:15).

A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. De acordo com a tradição católica, os sete pecados capitais são: orgulho, inveja, avareza, ira, luxúria, gula e preguiça.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

É um prazer íntimo, permitido ao casal, unido pelo matrimônio, que se abre também à graça da procriação. No entanto, o pecado da luxúria vem desvirtuar aquilo que é belo, estabelecendo uma desordem, provocando a degradação de algo bom no que toca a dimensão sexual, fragilizando o indivíduo e levando-o ao vício.

Fornicação, substantivo feminino, significa «ato de fornicar; prática sexual, coito, esp. com prostitutas».

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

A virtude da castidade combate a luxúria. É a virtude que governa e equilibra a sexualidade, direcionando-a para o fim ao qual foi criada. Além disso, está ligada à virtude cardeal da temperança, que busca harmonizar as paixões e os desejos sensíveis por meio da razão.

Luxúria: popularmente relacionada à busca excessiva pelo sexo, também é um pecado ligado à paixão pelo poder e pelo dinheiro, de acordo com a perspectiva de São Tomás de Aquino. A luxúria é se deixar dominar pelas paixões. Soberba: também conhecida como vaidade, está relacionada ao sentimento de superioridade.

A Bíblia diz: "Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta." (1 Timóteo 5:6). Pedro descreve aqueles que se deleitam com os seus prazeres como nódoas e manchas (ver 2 Pedro 2:13). A busca do prazer raramente traz o que estamos procurando. Ao invés disso, traz o vazio.

VIOLETA – A cor violeta ou roxo está associada à espiritualidade. Remete ao poder e à luxúria.