O que é Ltcat 2022?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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O LTCAT é a sigla para Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. A finalidade deste laudo é informar ao INSS se a atividade que é exercida pelo trabalhador é caracterizada como especial.

Quando é necessário o LTCAT? O LTCAT é necessário para todas as empresas, mas principalmente para aquelas que possuem atividades que coloquem os trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde, pois é a partir dele que será feito o PPP e poderá ser comprovada a atividade especial.

Qual é a validade do LTCAT? O LTCAT tem um prazo indeterminado de validade, porém, é necessário levar em conta um período. Afinal, o intuito é que seja atualizado uma vez no ano, no mínimo, ou sempre que ocorrer mudança no ambiente de trabalho ou nas atividades exercidas pela empresa.

LTCAT - a partir de R$ 350,00.

A principal diferença entre o LTCAT e o PGR é que o primeiro é um documento que apresenta um diagnóstico das condições ambientais do local de trabalho, enquanto o segundo é um conjunto de ações que devem ser adotadas pelas empresas para gerenciar os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos.

Sua redação afirma que podem ser aceitos outros documentos em substituição ao LTCAT, como: PPRA, PGR, PCMAT e até mesmo o PCMSO, além de demais laudos. Porém, é valido desde que estes documentos contenham os elementos informativos básicos constitutivos relacionados no art. 262.

QUEM ELABORA O LTCAT? Conforme mostra o § 1º do art. 58 da Lei 8213/91, com a redação dada pela Lei 9732/98, o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) é elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Portanto, a empresa que emitir o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) sem o LTCAT ou não mantiverem o LTCAT, correm risco de multa. O Regulamento da Previdência Social prevê, a partir do artigo 283, as condutas que são consideradas infrações à legislação previdenciária e as respectivas penalidades aplicáveis.

O LTCAT, Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, é um documento estabelecido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O objetivo principal é avaliar o ambiente de trabalho para determinar se o segurado tem direito à aposentadoria especial.

Qual a multa na falta de um LTCAT? As multas podem variar de R$ 636,17 a R$ 63.617,35 de acordo com a gravidade da infração, conforme Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, art. 283, Capítulo III.

LTCAT é a sigla para Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. Trata-se de um documento previsto pela legislação previdenciária, com origem na Lei 9.732 de 11/12/1998, que alterou o Art. 58. da Lei 8.213/91.

Após a atualização, a empresa deve manter o LTCAT arquivado por 20 anos. Nesse período, auditores da Previdência Social podem fazer vistorias nas instalações da corporação. O período para armazenamento obrigatório é longo justamente por causa de sua relação com as solicitações de aposentadorias.

O LTCAT só pode ser elaborado por médico ou engenheiro do trabalho habilitado e registrados no Ministério do Trabalho. Isso é determinado lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, e também pela Instrução Normativa INSS/PRES nº 45, de 06 de agosto de 2010.

R$ 600,00 O valor dependerá da duração, do tamanho e da complexidade da obra, devendo ser feito um orçamento para cada caso.

Quais as informações contidas no LTCAT?

  • riscos químicos – produtos ou substâncias compostos que podem ser ingeridos, absorvidos pela pele ou por vias respiratórias;
  • riscos biológicos – vírus, fungos, parasitas, bactérias, entre outros;
  • riscos físicos – radiação, pressão, muitos ruídos, etc.

A IN 99 ME PERMITE UTILIZAR O PPRA COMO LTCAT!
A partir da publicação desta IN, para as empresas obrigadas ao cumprimento das Normas Regulamentadoras do MTE, nos termos do item 1.1 da NR-01 do MTE, o LTCAT será substituído pelos programas de prevenção PPRA, PGR e PCMAT.

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