O que é LST de cólon?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Quando ultrapassam 1cm de extensão são denominados de lesões de espalhamento lateral (Lateral Spreading Tumors – LST). As lesões planas, ou seja praticamente sem saliência, são as mais difíceis de serem detectadas. As lesões elevadas, planas e plano-elevadas em geral apresentam risco de câncer.

Como é feito o Mucosectomia? A mucosectomia é feita de forma similar a uma endoscopia, por meio de um aparelho chamado endoscópio. Esse aparelho é um tubo fino e flexível que possui uma câmera na ponta, que capta imagens do sistema digestivo alto.

Quando há apresentação de sintomas, são eles:
Mudanças nos hábitos intestinais; Dores abdominais, náuseas e vômito. Quando o pólipo é grande e bloqueia parte do cólon, ocorrem as dores abdominais e mudanças na frequência de idas ao banheiro. Contudo, na maioria dos casos, o pólipo é descoberto antes da obstrução.

- A dieta precisa ser leve, de preferência pastosa, à base de alimentos como purê, arroz branco, ovo cozido, frango ou peixe grelhado, batata cozida, caldo, macarrão sem molho, bolacha de água e sal, pão de forma, torrada ou pão francês (convém evitar o integral) e gelatinas claras.

É um tumor benigno, pois o pólipo não causa metástase e não cresce para invadir outro órgão”, explica Dr. Samuel. Devido a essa transição entre célula normal e cancerígena, o pólipo precisa ser removido, pois cerca de 30% dos pólipos podem se tornar tumores malignos, caso não sejam removidos.

Os clips são pequenas tenazes de metal que são colocadas no forro do intestino ou estômago em geral para estancar hemorragias.

De forma geral, avaliar o tamanho do pólipo é uma maneira de se fazer o diagnóstico, sendo os pólipo menores que 1 centímetro normalmente benignos, e os maiores que 1 centímetro tem maiores chances de serem malignos.

Normalmente um dia de atestado é suficiente. Não se. esqueça de levar um acompanhante.

Os polipos sesseis se refere ao tipo anatômico do polipo. Ao contrário dos polipos pediculados, que possuem uma base estreita (fina), os pólipos sessis têm uma base mais larga. É possível tratar os pólipos sessis com segurança e eficácia. Podem ser de vários tamanhos, por exemplo: pólipo séssil 3mm, pólipo séssil 5mm.

O aparecimento dos pólipo aumenta com a idade.
Quanto mais velho o indivíduo, maior o número de divisões celulares que ele teve e maior exposição a fatores que possam induzir mutações celulares. Consequentemente, aumentam-se as chances de adquirir alterações nas células que causem seu crescimento desordenado.

Embora complicações após a cirurgia de retirada de pólipos sejam raras, podem ocorrer infecção e sangramentos internos ou externos com desmaio, dor e desconforto intensos, acompanhado de náuseas e vômitos.

Os pólipos intestinais são retirados pela polipectomia, um procedimento que acontece durante a realização do exame de colonoscopia. Nele, uma haste que está conectada ao aparelho, puxa o pólipo da parede do intestino, para evitar que evolua para um câncer.

Os pólipos vilosos e túbulo-vilosos são os que têm mais risco de malignização. Mas há outros fatores que também nos ajudam a estimar o risco de câncer: Pólipos maiores que 1 cm são mais perigosos.

Pólipos adenomatosos: são pólipos intestinais com o potencial de se transformar em câncer, ou seja, lesões pré-cancerosas.

O fator mais importante em relação ao potencial de malignização dos pólipos é o seu tamanho. Sabe-se que os pólipos com mais de 2cm são em grande maioria tumores malignos de vesícula, enquanto os pólipos entre 1 e 2 cm também já apresentam esta possibilidade entre 43 e 77% dos casos.

A maioria se recupera muito bem depois da cirurgia, embora notem essa e algumas outras mudanças nos hábitos intestinais. Com o passar do tempo e com o avanço dessa adaptação pelo organismo, há uma maior absorção de líquidos pelo restante do intestino, com a normalização das funções em algumas semanas e ou meses.

Caso não seja tratada, a perfuração pode evoluir para pneumomediastino, enfisema subcutâneo, colapso cardiovascular e parada cardíaca.

não tomar analgésicos ou tranquilizantes nas primeiras 24 horas; não dirigir ou operar máquinas pesadas; evitar o consumo de álcool; não tomar decisões importantes, como assinar um contrato.

Continuar lendo O que quer dizer LST?